1)
(Fatec-modificada) "Cabo de enxada engrossa as mãos - o laço de couro cru, machado e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais (...). Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa." (PALMERIO, Mario. VILA DOS CONFINS).
Com base no texto é correto afirmar que, na República velha:
Alternativas:
a)
o período eleitoral era o único momento em que os chefes locais se voltavam para os seus subordinados, impondo-lhes seus candidatos e fiscalizando, por conta do voto aberto, em quem eles votavam.
b)
a transformação gerada pelos trabalhadores durante o período eleitoral, que era verdadeiramente democrático, representava a marca de um sistema político que estendia o poder dos grandes proprietários rurais, dos "campos e currais", aos Municípios e, daí, à capital do Estado.
c)
a campanha eleitoral levada a cabo pelos chefes políticos locais visava a atingir, principalmente, os trabalhadores urbanos já alfabetizados e menos embrutecidos pela "labuta pesada".
d)
o predomínio oligárquico, embora vinculado à manipulação do processo eleitoral, estava longe de estabelecer qualquer compromisso entre "patrão" e empregados que melhoria a situação destes trabalhadores.
e)
apesar de serem pessoas humildes e desgastadas pelo duro trabalho da lavoura, os mais humildes do país eram respeitados e tinham a garantia do seu direito constitucional ao voto, sem interferências das elites que comandavam o Brasil.
2)
O período pós 1ª Guerra Mundial teve uma nova readequação de forças econômicas. A Inglaterra, maior potência industrial até o conflito, perdeu bastante espaço, principalmente para os EUA e em menor escala para a Alemanha. Essa nova configuração econômica mundial também influenciou o Brasil, que acabara de se tornar uma república e tinha suas bases econômicas fundamentadas na cafeicultura. Com base nesta conjuntura, analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que melhor explica a situação do Brasil no período:
3)
Vários são os fatores que explicam os acontecimentos que culminaram com a Proclamação da República em 15 de Novembro de 1889. A expansão cafeeira deu força a uma elite que queria participar mais ativamente do governo. A maçonaria também teve papel fundamental neste evento, de maioria iluminista, não concordavam com a maneira autoritária pela qual desenvolvia-se o governo monárquico. Após a proclamação da república, vários arranjos políticos e organizacionais foram realizados para dar corpo ao novo governo. Sobre estes arranjos, analise as afirmativas abaixo:
Alternativas:
4)
Nunca se viu uma campanha como esta, em que ambas as partes sustentaram ferozmente as suas aspirações opostas. Vencidos os inimigos, vós lhes ordenáveis que levantassem um viva à República e eles o levantavam à Monarquia e, ato contínuo, atiravam-se às fogueiras que incendiavam a cidade, convencidos de que tinham cumprido o seu dever de fiéis defensores da Monarquia. (Gazeta de Notícias, 28.10.1897 apud Maria de Lourdes Monaco Janotti. Sociedade e política na Primeira República.)
O texto é parte da ordem do dia, 06.10.1897, do general Artur Oscar e trata dos momentos finais de Canudos. Para o militar, o principal motivo da luta dos canudenses era a:
e)
Restauração monárquica, o que fez com que a luta de Antônio Conselheiro recebesse amplo apoio dos monarquistas do sul do Brasil.
5)
Recentemente as páginas de um jornal paulista foram ocupadas pela polêmica entre um renomado filósofo e um conhecido político do nordeste brasileiro. Este último foi apontado por seu debatedor como sendo praticante de "coronelismo". A expressão "coronelismo", cunhada na década de 1930, no Brasil, diz respeito ao:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
1- a) o período eleitoral era o único momento em que os chefes locais se voltaram para os seus subordinados, impondo-lhe seus candidatos e fiscalizando, por conta do voto aberto, em que eles votavam.
2- o rei decide ir para Portugal e abrir uma nova república como primeiro presidente Deodoro da Fonseca, mas isso não significa uma completa mudança por que apesar de tudo ainda continua com escravos
3- não sei bem, não entendi direito o que quis dizer
4- está meio sem sentido muito bem de lógica
ESPERO TER AJUDADO !!!
Respondido por
2
1- a) o período eleitoral era o único momento em que os chefes locais se voltaram para os seus subordinados, impondo-lhe seus candidatos e fiscalizando, por conta do voto aberto, em que eles votavam. 2- o rei decide ir para Portugal e abrir uma nova república como primeiro presidente Deodoro da Fonseca, mas isso não significa uma completa mudança por que apesar de tudo ainda continua com escravos 3- não sei bem, não entendi direito o que quis dizer 4- está meio sem sentido muito bem de lógica ESPERO TER AJUDADO !!!
Perguntas interessantes
Espanhol,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás