1- Fale um pouco sobre a história: O macaco mágico de José Lins do Rêgo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
é muito boa ta aqui o texto per quem não leu
O Macaco Mágico
O Macaco Mágico:
Personagens: Seu Botelho, Macaco Felisberto e o Rei.
Essa história começa falando sobre um marceneiro chamado Botelho. Seu Botelho, como era chamado, apesar de pobre, gostava muito de ajudar os necessitados. Até que um dia, durante uma tempestade terrível, alguém bate em sua porta. Era o macaco Felisberto, necessitado de um lugar para dormir.
Seu Botelho, no entanto, o recebe carinhosamente. Os dois conversam sobre a vida de cada um. Até que no dia seguinte, o macaco Felisberto percebeu que tinha uma gaita mágica. Foi quando ele saiu da casa do Seu Botelho, em busca de riquesa. O canto daquela flauta, era simplismente maravilhoso, e quando o macaco passou a tocá-la, vários veados, com as mesmas características físicas, juntaram-se e passaram a seguir o macaco. O Macaco, por sua vez muito esperto, levou-os até o rei. e disse que era apenas um presente do Seu Botelho.
Depois disso, Seu Botelho passa a ficar muito rico, e o macaco, passa a comer muitas bananas, mas o Seu Botelho, indignado com tanta riqueza, resolveu dividi-la com os pobres da cidade.
Logo depois, os pobres muito felizes, pelos presentes do Seu Botelho, passaram a dizer que ele era melhor que o rei, e que ele era um santo. Mas o que Botelho não sabia, era que estava sendo enganado, pois o Macaco não falou que estava enfeitiçando os animais para dar ao Rei, mas disse, que o Rei percebeu de que deveria pagar mais pelas suas obras, no qual, ele acreditou.
No Entanto, o Macaco Felisberto, teve a idéia de casar o Seu Botelho com a Princesa, filha do Rei. Mas, Botelho ficou muito preocupado, pois onde o casal iria passar a lua-de-mel? Em sua pobre casa? Não, o Macaco Felisberto, novamente muito esperto, o levou até o seu castelo e disse:
- Pelo bem que fizeste aos pobres, aos cegos e aos aleijados, Deus do céu me mandou para te ajudar.
[...]E dizendo isso, o Macaco Felisberto deu três saltos, trê assobios e sumiu-se num redemoinho de vento, para o fim do mundo.