História, perguntado por herculesRCRPH3, 1 ano atrás

1_Fale sobre o Partido Conservador e o Partido Liberal.

2_Por que o café foi considerado o "ouro verde"?

3_Quais as principais consequências com o fim do tráfico negreiro?

4_Quais as principais mudanças nas relações entre senhores e escravos no século XIX?

5_O que foi a Lei das Terras?

Soluções para a tarefa

Respondido por tayllersarrochowsyvc
1

1 - O Partido Liberal diferia do Partido Conservador quanto ao método ou ao modo de lidar com a realidade social. Os conservadores apostavam num poder central forte, enquanto os liberais defendiam a autonomia das províncias e valorizavam a representação nacional (deputados eleitos).

2 - Sabemos que o Brasil quando foi descoberto, era necessariamente um país de exploração. Logo que os primeiros habitantes chegaram aqui e viram que as terras eram boas para a plantação de café, o Brasil começou a se tornar uma grande potência.

O café ficou conhecido como o ouro verde, devido as intensas exportações que ocorriam e faziam com que os fazendeiros ficassem cada vez mais ricos. Com tamanha riqueza a melhor coisa que puderam comparar o café nesta época era ao ouro.

3 - Com o fim do tráfico negreiro os latifundiários careciam de mão-de-obra para que não perdessem suas terras nem seu café ou cana, então foi necessário então que os europeus que vieram junto com a família real e os que vinham para o Brasil em busca de melhores condições de vida, substituíssem os negros, como consequência começaram a surgir as colônias Italianas e o trabalho assalariado.

4 - O cultivo do café, que foi introduzido em larga escala na região, favorecido pela conjuntura política e  econômica do momento, criou uma sociedade própria no coração do Império do Brasil. Mais especificamente, alguns aspectos das mudanças na dinâmica das relações  entre senhores e escravos, no século XIX, que teve como  resultado transformações em diversos aspectos da vida nas fazendas – por exemplo, o aumento do  número de casamentos entre os cativos e a formação de famílias nas senzalas.

5 - A Lei de Terras, sancionada por D. Pedro II em setembro de 1850, foi uma lei que determinou parâmetros e normas sobre a posse, manutenção, uso e comercialização de terras no período do Segundo Reinado.


Perguntas interessantes