1. Fale sobre as grandes navegações (os mares nunca navegados) 2- Como os portugueses conquistaram os mares? 3. Fale sobre as viagens maritimas espanholas 4- O que foi o tratado de Tordesilhas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A exposição “POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS – O SÉCULO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES” tem por objetivo fazer um panorama dos principais agentes, humanos e sociais, que aceleraram o processo transformador ocorrido na Europa dos séculos XV e XVI, quando, através das novas invenções, descobertas de novas terras, povos e costumes, do aprendizado de novas técnicas de construção naval e de navegação e o estabelecimento de novas e promissoras rotas comerciais, o conhecimento do Mundo e uma nova forma de pensamento colocaram um fim ao obscurantismo da Idade Média e possibilitaram o alvorecer dos tempos modernos.
2 iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima. O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano.
3 A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.
4 O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.15 de jun. de 2018.