História, perguntado por julia486869, 5 meses atrás

1-Fale sobre a esquadra, comandada por Martim Afonso de Sousa.

2-Como eram chamados os donos das capitanias hereditárias e quais eram seus deveres?

3-Quais as capitanias prosperaram? E por que prosperaram?

4-Explique os motivos que levaram as capitanias fracassarem?

5-Qual o nome do primeiro Governador Geral do Brasil e suas principais contribuições?

6-Fale sobre os aldeamentos.

7-Quais problemas atuais afeitam os indígenas brasileiros?​

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiasantos1972
1
1) Comandada por Martim Afonso de Sousa, tinha uma tríplice missão: combater os traficantes franceses, penetrar nas terras na direção do Rio da Prata para procurar metais preciosos e, ainda, estabelecer núcleos de povoamento no litoral. Portanto, iniciar o povoamento do "grande desertão", as terras brasileiras.

2) Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal e membros da alta aristocracia, que receberam da coroa portuguesa extensos lotes de terra (total de 14) no Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Estes territórios eram chamados de capitanias hereditárias.

3) Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram. Nelas haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental. Apesar de enfrentarem problemas comuns aos das demais capitanias, Duarte Coelho e Martim Afonso de Sousa obtiveram sucesso.

4) Dentre as causas do fracasso desse sistema, podemos citar: Escassez de capital necessário para a instalação de uma atividade econômica rentável; A incapacidade de alguns donatários de atrair colonos; Em alguns casos, a hostilidade dos povos indígenas em algumas regiões.

5) Com a criação do novo modelo administrativo para a colônia, o rei de Portugal nomeou Tomé de Sousa, um fidalgo português, para ocupar o cargo. A primeira tarefa de Tomé de Sousa era promover a construção de uma capital para o Brasil.

6) Seu intuito era facilitar a introdução indígena na sociedade civil convertendo os mais velhos e alfabetizando as crianças, bem como garantir acesso à sua mão-de-obra para os jesuítas e colonos.

7) Os principais problemas que as comunidades indígenas enfrentam hoje são a consequência daqueles que surgiram há anos. Nos dias atuais há problemas como a miséria, o alcoolismo, o suicídio, a violência interpessoal, que afetam consideravelmente essa população.

Espero Ter Ajudado!!!❤️

julia486869: obrigadaaaa, ajudou muito
leticiasantos1972: De Nada
Perguntas interessantes