1- Faça uma Pesquisa sobre Revolução Industrial, destacando os seguintes pontos :
a) O Pioneirismo Inglês
b) o Contexto da Revolução Industrial
c) Do Sistema Manufatura ao Sistema fabril
d) A Divisão do Trabalho
Soluções para a tarefa
Resposta:
O pioneirismo inglês foi o modo como a Inglaterra se destacou durante o período da Revolução Industrial, se tornando o primeiro grande "coração produtivo" do mundo ocidental. Embora não fosse o maior e nem o mais poderoso país europeu, os ingleses, por meio de invenções e novas formas de conceber a sociedade - muitas delas feitas por pensadores escoceses, como Watt, Hume e Smith - e pelo emprego do maquinário foram capazes de rapidamente revolucionar as suas capacidades produtivas, de modo que já no final do Século XVIII os ingleses eram capazes de produzir, industrialmente, mais roupas que poderiam usar. Estes produtos de consumo baratos e acessíveis passaram então a "inundar" o mundo, trazendo enorme fortuna para os ingleses, que rapidamente se tornaram, mais uma vez, um Império global.
A Revolução Industrial foi um conjunto de profundas transformações socioeconômicas ocorridas na Europa a partir de 1750, onde se observa a saída relativa do sistema feudal e agrário para um sistema capitalista. Trata-se da consolidação de um novo período histórico, com o surgimento do capitalismo industrial.
Na revolução industrial inglesa, a principal manufatura era a tecelagem de lã. Mas foi na produção dos tecidos de algodão que começou o processo de mecanização, isto é, da passagem da manufatura para o sistema fabril. A matéria prima vinha das colônias (Índia e Estados Unidos).
Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.
Explicação: