1. Faça uma pesquisa na internet e encontre definições e usos em textos ou exercicios dos
seguintes termos: juízo, premissa, argumento, proposição, conciusão, sofisina e silogismo. (SEED-Pr, 2006, p. 78).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Juízo: Faculdade de avaliar os seres e as coisas, julgamento; Fazer bom ou mau juízo de alguém ou algo.
Premissa: Ponto ou ideia de que se parte para armar um raciocínio; Partir de uma premissa falsa.
Argumento: prova que serve para afirmar ou negar um fato; Recurso para convencer alguém e para alterar-lhe a opinião ou o comportamento.
Proposição: Aquilo que se propõe, proposta, sugestão.
Conclusão: Ato ou processo que leva ao termo, finalização e termino; A conclusão de uma fábula; A conclusão de uma tragédia.
Sofisma: Argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade que embora simule um acordo com a lógica, apresenta na realidade uma estrutura interna incorreta e deliberadamente enganosa.
Silogismo: Raciocínio dedutivo estruturado a partir de duas proposições das quais se obtém influencia de uma terceira; todos os homens são mortais; Os gregos são homens, logo os gregos são mortais.
As definições dos termos dados, desde o ponto de vista da filosofía, é a seguinte:
- Juízo:
É um pensamento no qual algo de algo é afirmado ou negado. Segundo Aristóteles, o juízo é um: "pensamento composto de mais de uma ideia, mas dotado, ao mesmo tempo, de uma unidade especial que se consegue por meio da cópula".
- Premissa:
É o resultado de um raciocínio que pode ser verdadeiro ou falso e que permite determinar uma conclusão. No entanto, pelo uso do termo, ele também é usado como sinônimo de objetivo ou princípio moral.
- Argumento:
É um raciocínio que serve para demonstrar ou provar que o que é dito ou afirmado é verdadeiro, ou para convencer o outro de algo que afirmamos ou negamos.
- Proposição:
É uma expressão equivalente de uma frase afirmativa simples, indicando que algo existe ou que possui uma determinada característica. Portanto, pode ser julgado como verdadeiro (se estiver de acordo com a realidade) ou falso (se não estiver).
- Conclusão:
É a proposição deduzida das premissas de um argumento é chamada de conclusão. Nesse sentido, se o argumento é válido, então as premissas devem implicar a conclusão, mas para uma conclusão ser válida, ela deve ser baseada em premissas verdadeiras.
- Sofisma:
É uma exposição de premissas verdadeiras ou falsas cuja conclusão não é adequada e que tem por objetivo defender algo e confundir o interlocutor.
- Silogismo:
É um raciocínio dedutivo que consiste em duas premissas (maior e menor), a partir das quais se chega a uma conclusão.
É um argumento composto por três proposições, a conclusão estando contida em uma das duas primeiras e mostrando à outra que a mesma conclusão está contida nela.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/27425869