Ed. Moral, perguntado por bisillvva, 1 ano atrás

1) faça uma interpretação de eclesiástico capítulo 3. 20 a 30 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por andreluisgspeax0t
2

O capítulo 3 de Eclesiástico inicia apresentando a necessidade de se ajuntar com pessoas que são obedientes e afetuosas, isto é, que são caridosas em sua forma de agir. Logo após, a partir do verso 2 até ao 18, apresenta a necessidade que a pessoa deve ter em obedecer aos pais, quais os benefícios da obediência, como nota-se nos versos 2, 3, 5, 6, 7, 9, 10 e 16, bem como os malefícios da desobediência apresentado nos versos 11 ao 15 e 17 e 18. Apresenta no verso 8 uma comparação entre o temor a Deus e o temor aos pais como sendo de um mesmo nível, ou seja, honrar aos pais e temer a Deus são a mesma coisa.  

A partir do verso 19 o escritor apresenta a necessidade do ser humano em manter-se firme diante das coisas simples e humildes buscando meios para não deixar que o orgulho e a vaidade venham sobrepujar o lugar de Deus em nossas vidas dando lugar à presunção e altivez. Com apreço o escritor passa a aconselhar o ser humano a não confiar em si mesmo e em suas próprias opiniões onde há fraqueza de resolução e começa uma sequencia de ensinos para que, a partir do momento em que a pessoa foge da “assembleia dos soberbos”, dedique-se a buscar a sabedoria através de um coração pronto a ouvir mais e falar menos.  

Por fim é apresentado de forma rápida, mas não menos importante, a qualidade da esmola que é oferecida a quem têm necessidade mostrando que esta é capaz de enfrentar o pecado. Desta forma, o escritor finaliza apontando que as misericórdias de Deus alcançam aqueles que são misericordiosos e que em momentos de angústia e sofrimento Deus será como um refúgio e fortaleza àqueles que praticam a justiça e a misericórdia.

Perguntas interessantes