Geografia, perguntado por 0Beatriz17, 7 meses atrás

1- Faça uma comparação entre a Primeira e a Segunda guerra Mundial destacando suas semelhanças e diferenças. R= 2- Quais as consequências da Primeira guerra Mundial que ajudam compreender como iniciou-se a Segunda guerra Mundial? R= 3- Justifique a afirmação à seguir “a Primeira e Segunda guerra Mundial caracterizam-se praticamente como um mesmo conflito” R= 4- Quais as razões que levaram o Japão atacar as bases americanas de Pearl Harbor e de que modo isso impactou drasticamente os rumos do conflito R=

Soluções para a tarefa

Respondido por tarcisod2019
2

Resposta:

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) tem sido apresentada como uma espécie de continuação da Primeira Grande Guerra (1914-1918). Alega-se que o Tratado de Versalhes, que impôs uma situação de humilhação à Alemanha derrotada, seja o germe do segundo conflito.

No entanto, é preciso considerar que as duas guerras foram muito diferentes. Ambas tiveram a Europa como ponto de partida, porém, enquanto a Primeira se desenvolveu quase todo o tempo nesse continente, a Segunda teve a Ásia, a Oceania, a África e até a América como protagonistas. O Brasil, por exemplo, teve navios afundados por alemães e chegou a enviar tropas para combater os nazistas.

A Primeira foi o último grande conflito que se desenvolveu em campos de batalha. Ela ficou famosa pelos confrontos de trincheiras, nas quais os generais exortavam os jovens a se matarem mutuamente. Já na Segunda, a guerra chegou com toda a intensidade até os civis. Milhões de russos perderam a vida no cerco de Leningrado, Stalingrado e Moscou e em outras cidades soviéticas. Milhares de ingleses, japoneses e alemães também morreram por ocasião dos bombardeios adversários.

A Segunda Guerra foi, ainda, um conflito de ideologias. O fascismo italiano, o nazismo alemão e o comunismo da União Soviética apresentavam-se, na ocasião, como alternativas às democracias dos Estados Unidos, da França e da Inglaterra. Também marcou pelo procedimento adotado pelos nazistas: eles confinaram e executaram milhões de civis inocentes, entre eles judeus, ciganos e homossexuais. O fim do conflito provocou, de certa forma, a Guerra Fria, que nunca eclodiu.

Explicação:

Perguntas interessantes