1. Faça uma breve descrição da Rússia no final do século XIX.
2. Qual era um dos maiores problemas dos russos?
3. O que foi o episódio do Domingo Sangrento?
4 O que defendiam os bolcheviques?
5. Faça uma pesquisa e explique o significado dos termos:
- bolcheviques
- mancheviques
- socialismo
- marxismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- No século XIX, o Império Russo passou por uma rápida modernização econômica que trouxe consigo o desenvolvimento da urbanização e industrialização na Rússia. A partir de 1850, o Czar Alexandre II, que governou a Rússia entre 1855 a 1881, foi o responsável por implantar a modernização no Império. Com a rápida modernização (urbanização e industrialização) implantada na segunda metade do século XIX , muitos operários das indústrias que constituíam a emergente classe social que surgiu na Rússia no século XIX, se encontravam em condições extremas de exploração: péssimos salários, nenhuma legislação trabalhista, falta de segurança e uma carga horária diária de 12 a 16 horas.
2- A Rússia do século XIX passou por diversas coisas, seja m elas pela conturbada situação política vivida, envolto às guerras contra as forças napoleônicas; a centralização do poder czarista; a ineficiência administrativa do mesmo; e uma economia basicamente agrária, com terras exploradas de maneira ultrapassada. Também havia um relativo atraso crescente, perante a revolução industrial que acontecera na Europa neste período... etc.
3- Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes marcharam pacificamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, mas foram baleados pela Guarda Imperial Russa
4- Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário.
5- bolcheviques é uma palavra da língua russa, e significa "maioritário"
mencheviques - "membro de uma facção minoritária do Partido Operário Social-Democrata dos Trabalhadores Russos (de 1903 a 1912)"
socialismo - doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.
marxismo - Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social.
Explicação:
sei que ficou meio grande, mas espero ter ajudado. boa sorte : )