1)
Faça uma análise das afirmativas a seguir, com os pontos históricos importantes no século XIX no Brasil e leve em conta as realidades econômico-político e sociais do período:
I - Foi na Bahia, em janeiro de 1808, que D.João decretou a Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas. Na prática, foi o fim do Pacto Colonial, base do Sistema Mercantil, e resposta às pressões e necessidades inglesas.
II - Muitos problemas aterrorizavam a Corte, um dos principais eram os gastos excessivos com baixa arrecadação, principalmente após os Tratados de 1810, que mudaram todo o sistema tributário, reduzindo os impostos sobre os importados.
III - A Inglaterra, com o bloqueio continental napoleônico, necessitava garantir mercados consumidores à crescente produção industrial, daí o interesse direto em "tutelar" a vinda da Coroa portuguesa para o Brasil.
Assinale a alternativa correta da questão:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)
III, apenas.
e)
I, II e III.
2)
Refletindo sobre as possíveis características do mercantilismo, analise as afirmativas a seguir:
I - Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais relativamente rígidas.
II - Metalismo ou bulionismo, isto é, crença de que a acumulação de metais preciosos era a única forma de enriquecimento.
III - Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações.
Assinale a alternativa correta da questão:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
II e III, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
III, apenas.
e)
I, II e III.
3)
Analise em "V" para as verdadeiras e "F" para as falsas, nas afirmativas a seguir, sobre o Colonialismo Mercantil Português e algumas de suas características:
( ) O poderoso Império Português, com terras em quatro continentes, ficou responsável pelo controle da produção, buscando garantir a ocupação territorial com a 'ajuda' do financiamento externo.
( ) A montagem do Colonialismo Mercantil Português se dá em meio a uma profunda crise vivida na Península Ibérica, no final do século XV, capaz de comprometer a economia e a sociedade por séculos.
( ) Entre os ibéricos que aqui aportavam predominava o analfabetismo e o credo de vida fácil, sem esforço, com pouco ou nenhum trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - F.
d)
F - F - V.
e)
F - F - F.
4)
Sobre as características do feudalismo, analise as afirmativas a seguir marcando "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso na questão:
( ) O feudalismo se ateve a alguns países europeus e que detinham moeda própria. O sistema financeiro era o coração desse regime que abandonou a terra como centro produtivo.
( ) Com pesados impostos e moedas locais, o desenvolvimento mercantil era dificultado, obrigando e limitando os burgueses a estrutura feudal.
( ) Uma das importantes características do feudalismo era a pulverização do poder político, com feudos autônomos e governados livremente por seus senhores.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - F.
d)
F - V - V.
e)
F - F - F.
5)
Reflita sobre as afirmativas a seguir que apontam para algumas características do Brasil após 1930:
I - Após 1930 houve a fundação das bases nacionalistas e industriais com reflexos nos dias atuais e foi com Vargas que o país conheceu um modelo centralizador de unidade nacional.
II - A ditadura da "Era Vargas", instituiu o que hoje conhecemos como comunismo e prevaleceu a forte centralização do poder nas fábricas que surgiram, nas mãos dos trabalhadores rurais.
III - No plano político após 1930, houve um modelo ditatorial, com hipertrofia do poder executivo, controle dos meios de publicação e mídia, fechamento do Poder Legislativo e centralização das decisões.
Marque a alternativa correta da questão:
Alternativas:
a)
II e III, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
III, apenas.
d)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes