Filosofia, perguntado por kj0469472, 6 meses atrás

1) Faça um relação entre a charge e os assuntos tratados no
texto.
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Respondido por josefinabonaparte
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Resposta:

O principal alicerce do pensamento político moderno é a separação da política e da religião. Para que tal diferenciação fosse realizada foram necessários muitos séculos de evolução tanto das formas de governo, quanto do pensamento humano. Esse processo tornou-se crucial para todos os embates filosóficos posteriores como, por exemplo, a noção de contrato social, tripartição do poder, liberalismo, e socialismo, para citar apenas alguns, fossem possíveis.

É necessário, antes de se entrar no pensamento político moderno, procurar entender como era tratada a política no período pré-moderno, tanto na Antiguidade clássica, quanto no período medieval. De uma forma geral, há, nesses momentos, a visão da política não como um campo autônomo, mas, sim, sempre dependente, inferior a outro, como a própria religião, por exemplo.

A teoria política clássica, com Platão, por exemplo, tratava a política de forma idealizada, sempre buscando realizar um determinado objetivo ligado à natureza humana, ou seja, não como um fim em si mesmo, apenas como um “caminho”. Na sua obra “A República”, Platão busca formular um Estado ideal, representando fielmente, de acordo com a sua concepção, a natureza humana, ou seja, a política seria apenas uma forma de se representar a essência humana.

Com o fim do Império Romano do Ocidente, em 476, tem início o momento histórico caracterizado como Idade Média, no qual há uma forte ligação entre religião e política: “Ao privilegiar a historicidade das idéias e do pensamento político medieval, não se pode deixar de relacionar o poder, o Estado, as formas de governo e a legitimidade das leis com a cultura clerical e com a valoração extremada das forças religiosas” (WOLKMER, 2001, p.29). Com isso, o conceito de política torna-se subsidiário à religião, essa sendo a pedra fundamental da legitimidade das formas de governo. A política seria apenas a representação mundana do divino, dessa forma, o sistema político absolutista, característico da época, é legítimo, pois o monarca é o representante de Deus na Terra.

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