1. Faça um breve resumo sobre as cinco fases da Grécia Antiga.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os textos são também marcados pela influência direta dos deuses nos acontecimentos da vida prática – eles aparecem em sonhos, ou em momentos que os heróis estão sozinhos, dando conselhos, fazendo pedidos ou contando segredos.
Assim, a forma como a guerra se dá, assim como os desafios de Ulisses ao voltar para Ítaca, são uma mistura de realidade com mitologia, demonstrando o quanto a religião era arraigada à sociedade grega antiga, e não apenas explicava os acontecimentos cotidianos, mas os guiava também.
A autora conclui isso a partir da análise dos textos de Hesíodo, Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, onde argumenta que o autor, ao invés de dar aos deuses os louros por descobertas e conhecimentos que possui (para a escrita dos textos), coloca que esse conhecimento provém dos ensinamentos de seu pai.
Com isso, podemos caracterizar o período arcaico como um desenvolvimento da razão, e uma separação do pensamento social da religião e dos mitos, por mais que esses não perdessem sua importância na sociedade, o ser humano para, agora, a ser destaque.
Nos primeiros tempos das organizações políticas gregas, quando dominava o sistema dos conselhos, o basileus assumia-se como o primeiro entre os pares, detendo o cetro e com poderes nas áreas militares, religiosas e da administração da justiça
Sólon pegou o cargo de legislador da cidade (cargo criado para a elaboração de medidas que acalmasse os nervos da população desprivilegiada) e nele aprovou algumas medidas como o fim da escravidão por dívidas, anulando algumas hipotecas e também regulamentando o direito de herança.
Após Esparta vencer Atenas e assumir o poder político dessa pólis, o mundo grego como um todo estava enfraquecido: cidades destruídas, populações diminuídas, produção mais fraca e incapaz de suprir todas as necessidades, comércio também enfraquecido, pois os mares tinham passado por fases perigosas e as inimizades entre as diversas cidades das ligas cortaram várias rotas.
Porém, apesar desse domínio imperial, Alexandre tinha grande apreço pela cultura grega, por política e filosofia, o que possibilitou a difusão da cultura grega e sua fusão com outras culturas orientais, o chamado helenismo.
- Período Pré-Homérico ou Micênico – entre 2000 e 1.100 a.C. - Nesse período, correspondeu a formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações da região grega, e pela chegada de diversos povos.
- Homérico ou Idade das trevas – entre 1.100 e 700 a.C. - Esse período deu origem a ruralização das comunidades atacadas pelos Dórios, gerando a formação de estruturas sociais chamdas genos.
- Arcaico – entre 700 e 500 a.C. - O período Arcaico corresponde ao terceiro período histórico seguido do Homérico. Nessa época ocorreu profundas mudanças políticas e econômicas devido à estabilização das cidades- estados, das quais se destacam Atenas e Esparta.
- Clássico – entre 500 e 338 a.C. - , O Período Clássico é dominado por Esparta e Atenas. Cada um destas pólis desenvolveu o seu modelo político (a oligarquia militarista em Esparta e a democracia aristocrata em Atenas).
- Helenístico – entre 338 e 146 a.C. - Esse período foi marcado pelo dominio do Império Macedônico sobre a Grécia. O domínio macedônico e a esxpansão de Alexandre, o Grande, marcaram o período Helenístico, que se estende desde a conquista da Grécia, até sua anexação pelos romanos.
Obs: Essa pesquisa foi MUITO trabalhosa, me dê 5 estrelas que vou saber que não foi em vão.
Espero ter ajudado! :)