Português, perguntado por gustavomarqueslimagu, 2 meses atrás

1. (Fac. Pequeno Príncipe-PR) Leia o texto a seguir: The Edge, do U2, faz história ao se apresentar na Capela Sistina VATICANO - The Edge, guitarrista da banda irlan- desa U2, se tornou o primeiro roqueiro a tocar na Capela Sistina, local que descreveu como o salão paroquial mais bonito do mundo". O músico, cujo nome de batismo é David Evans, cantou quatro músicas na noite de sábado para um público de 200 médicos, pesquisadores e filantropos que participaram de uma conferência sobre medicina regenerativa no Vaticano. Acompanhado por um coral de sete jovens irlandeses e vestindo o gorro preto que é sua marca registrada, ele tocou violão e cantou um cover de "If it be your Will", de Leonard Cohen, além de versões das músicas "Yahweh", "Ordinary Love" e "Walk on, do U2. The Edge, cujo pai morreu de câncer no mês passado e cuja filha superou uma leucemia, faz parte do conselho de fundações que trabalham para a prevenção do câncer. Disponível em: Acesso em O1/05/2016. Os sinais de pontuação, quando bem empregados, contri- buem para a expressividade dos textos e podem modificar o sentido das informações nele apresentadas. Sobre a pontua- ção empregada na notícia a respeito do músico The Edge, é CORRETO somente o que se afirma em: a) A inserção de uma vírgula antes do pronome relativo "que" em "que participaram de uma conferência (...)" é facultativa e não promove alteração de sentido. b) O excerto "guitarrista da banda irlandesa U2", no 1º parágrafo, está entre vírgulas para separar o vocativo dos demais termos. c) A inserção de uma vírgula antes da conjunção "e" em "e vestindo o gorro preto", no penúltimo parágrafo, marcaria a mudança de sujeito. e) O emprego das aspas no 1º e 3º parágrafos do texto marca a isenção do periódico que publicou a notícia em relação às informações marcadas por esse sinal de pontuação. n d) Os segmentos "cujo nome" e "cujo pai", no 2º e último parágrafo respectivamente, introduzem explicações intercaladas no período, por isso são marcados por vírgulas. tão C​

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
2

Alternativa d. Apostos explicativos inseridos em uma frase vêm separados por vírgula por questão de clareza e função gramatical. Isso acontece no texto sobre a apresentação do músico The Edge na Capela Sistina.

 

A pontuação e o sentido do texto

O exercício demonstra a função contextual da pontuação, que assinala funções gramaticais e permite que o leitor compreenda o que está escrito sem dubiedade.

 

As alternativas oferecidas na questão envolvem sempre uso de pontuações gráficas:

  • a) Incorreta. A introdução de uma vírgula não seria adequada, porque mudaria a oração sem serventia, além de ser gramaticalmente imprópria.
     
  • b) Incorreta. Não se trata de vocativo, mas de aposto.
     
  • c) Incorreta. Não haveria mudança de sujeito.
     
  • d) Correta. Os "cujo" separados por vírgula introduzem explicações dentro da frase.
     
  • e) Incorreta. No primeiro parágrafo, as aspas realmente representam citação e indicam neutralidade da matéria. No terceiro parágrafo, contudo, trata-se de nomes de obras, não citação, o que segue outra regra e finalidade.

 

Atenção: a pergunta traz invertida a ordem das questões "d" e "e". A resposta assume que a numeração das questões segue correta, embora com ordem truncada. Confira se a resposta correta (envolvendo "cujo") está mesmo na letra "d" no gabarito.

 

Continue aprendendo sobre uso de vírgulas aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/51202355

 

#SPJ1

Perguntas interessantes