1. Extraia do discurso de Péricles um trecho que demonstre a preocupação com o espírito e com as artes.
2. Analisando o discurso de Péricles sobre a democracia, responda:
a) Qual é o conceito de democracia explicitado no texto?
b) No terceiro parágrafo, lê-se: "Ao contrário de outros povos (...)". A que povos o texto está, provavelmente,
se referindo? De que forma essa referência é feita?
c) Qual a sua opinião, no contexto da democracia ateniense, sobre a frase: "Mas aquele [cidadão] que não
manifestar interesse pela política, pela vida pública, é considerado um inútil”?
d) Que atividades estariam ligadas à vida pública e à vida privada dos atenienses?
3. Esse sistema atingia igualmente todos os que viviam em Atenas? Justifique.
Soluções para a tarefa
Oi tudo bem? Vamos lá!
1- “Nossa cidade institui muitos divertimentos para o povo. Temos concursos, festas e cerimônias religiosas ao longo de todo o ano. Isso tudo nos dá prazer de viver e afasta de nós a tristeza.”
2- a) Todos os cidadãos são iguais perante a lei, e a administração pública depende da maioria dos cidadãos, e não de poucos.
b) Refere-se, provavelmente, ao povo espartano. Os atenienses valorizavam a alegria de viver, mas se fosse preciso lutariam com bravura. Já os espartanos priorizavam a educação militar.
c) Resposta pessoal.
d) À vida pública estão ligados o debate, a discussão, a participação nas assembleias, nas festas, concursos, competições. À vida privada estariam ligadas a administração dos próprios negócios, da casa e as questões referentes à família.
3- Não. A democracia ateniense restringia-se aos cidadãos. Os estrangeiros (metecos), os escravos, as mulheres e os jovens menores de 21 anos não tinham direitos políticos e estavam excluídos da vida democrática.
Espero que eu tenha ajudado você! Beijos!
1. O trecho que demonstra preocupação com o espírito e com as artes é: “Nossa cidade institui muitos divertimentos para o povo. Temos concursos, festas e cerimônias religiosas ao longo de todo o ano. Isso tudo nos dá prazer de viver e afasta de nós a tristeza.”
2.
a) O conceito de democracia presente no texto está quando afirma a igualdade entre os cidadãos dentro da lei, e a administração do poder público é decidido e mantido pelo povo.
b) A referência é do povo espartano, que priorizava a educação militar, diferentemente dos atenienses que focavam na valorização da alegria de viver.
c) A democracia ateniense na frase destacada que devido ao sistema de democracia direta, é afirmado, pois os atenienses se dedicavam a sua vida à política e quem não sabia debater é julgado como inútil, pois não estaria a altura dos mais sábios da cidade. Esta era a visão dos atenienses, porém trazendo para atualidade, ninguém é inutil, cada pessoa pode exercer sua função, social, econômica, ética e moral.
d) As principais atividades ligados a vida pública dos atenienses é o debate interativo, a participação nas assembleias, nas festas, concursos e competições. Já a vida privada as atividades são a administração dos próprios negócios, da casa e as questões referentes à família.
3. O sistema dos atenienses não era igualitário, por exemplo, as mulheres não podiam participar dos debates políticos, bem como os escravos e os jovens menores de 21 estavam excluídos da vida democrática.
A democracia de Péricles
O principal objetivo da democracia de Péricles era fazer uma Atenas ideal, ou seja um país capaz de equilibrar os interesses do cidadão e da política.
Péricles tentou unir a política grega e ateniense. A democracia de Péricles foi utilizada como processo criativo para a Europa Renascentista 2.000 anos depois.
Estude mais sobre a democracia em:
https://brainly.com.br/tarefa/38829364
https://brainly.com.br/tarefa/39012724
https://brainly.com.br/tarefa/27680838
#SPJ3