1)Explique resumidamente, o contexto histórico do Realismo na Europa:
2) Quem foram os principais teóricos sociais que mudaram significativamente os rumos do mundo moderno?
3) Quais eram as teorias defendidas pelos mesmos e quais eram as suas propostas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Segunda Revolução Industrial, surgimento do operariado, avanços científicos, surgimento das Teorias Socialista/Comunista e governos burgueses em grande parte da Europa.
2) Karl Marx, Augusto Comte, Max Weber e Émile Durkheim
3) Positivismo(Comte): Ideologia que determinava que o mundo era dividido em três fases(Antiga, Metafisica e Positiva) na qual o ideal era a fase Positiva onde tudo que há seria explicado pela ciência e além da presença de um Estado se manteria através da ORDEM E DO PROGRESSO, essa ideologia serviu de base para a instauração de uma republica no Brasil. Comte foi o precursor da Sociologia.
Comunismo(Marx e Engels): Ideologia voltada para a construção de uma sociedade sem estado, onde todos serão iguais e sem uma divisão de classes. Tudo será coletivo, de todos para todos, com a presença de um espirito fortemente coletivista nos indivíduos. Isso só seria alcançado é claro através de uma revolução dos trabalhadores para a criação de um estado socializante, na qual imperaria a ditadura do proletariado.
Sociologia(Weber e Durkheim): Ambos defendia a Sociologia, uma ciência que buscaria estudar e explicar a sociedade capitalista seja através dos fatos sociais, isto é, os aspectos da vida em sociedade que moldam as nossas ações e comportamentos como indivíduos. Ou da ligação entre Estado e Religião, principalmente o protestantismo no qual a ideia de gerar riqueza é positiva, levaram ao desenvolvimento do capitalismo e como as religiões influenciaram as sociedades, principalmente o protestantismo e o catolicismo