1- explique realização e comitatus conceituando o feudalismo
2 - Explique a relação de suserania e vassalagem
3- nomeie e caracterize os 4 principais tributos feudais
4- enumere as 3 ordens sociais principais do feudalismo e aponte suas respectivas funções
5- Faça um breve relato sobre a divisão do império romano
(obs: quem? Quando? por que ? )
6- elabore uma linda do tempo organizando cronologicamente os acontecimentos a seguir :
• Invasão dos Hérulos
• Cerco a Constantinopla
• Cisma do Oriente
• Queda de Constantinopla
• Divisão do império romano
• Fundação de Constantinopla
7 - O que foi o cisma do Oriente ?
8 - Qual a principal diferença política entre o império bizantino e a Europa feudal
9 - Explique o que foi cezaropapismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período. Essas grandes propriedades agrárias demonstraram que houve um processo de ruralização da sociedade que habitava o continente europeu e as ilhas Britânicas, bem como uma passagem da organização do trabalho pautada no escravismo para a servidão.
2)Vassalagem e suserania formavam um sistema sócio-econômico da Idade Media entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais, ou até mesmo um castelo de seu suserano.Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.
3)As obrigações feudais, por vezes chamadas de impostos ou tributos feudais, eram uma série de obrigações que primeiramente os servos, que estavam presos às terras dos senhores feudais, e depois os enfiteutas e mesmo os camponeses e vilões proprietários de terras alodiais, durante a Idade Média na Europa, tinham que pagar obrigatoriamente aos senhores ou ao rei. De início eram satisfeitas em géneros, mas, pouco a pouco, com o desenvolvimento da produção e do comércio, muitas delas passaram a ser remidas em dinheiro.
4)Clero
Esta ordem social era composta pelos integrantes da Igreja Católica (padres, bispos, monges, abades e papa). Cabia ao clero, na sociedade feudal, cuidar da vida espiritual de toda sociedade. Embora a função desta ordem fosse rezar, exercia influência política, moral e psicológica na sociedade.
Nobres (guerreiros)
Ordem composta por senhores feudais e cavaleiros (guerreiros). A função dos integrantes desta ordem era garantir a proteção da sociedade, utilizando de recursos militares. Concentravam poder em função da propriedade de terras, além de exercer o controle da justiça (no caso dos senhores feudais). Moravam em castelos, com suas famílias, que eram verdadeiras fortalezas militares.
Camponeses (servos)
Estavam presos às terras dos senhores feudais, através de obrigações em forma de prestações de serviços e de pagamentos de impostos e taxas. Compunham a grande maioria da população feudal. Dificilmente um servo tinha condição de sair de sua condição de vida. Eram os que trabalhavam de fato, para sustentar as outras duas ordens, pois os integrantes do clero e os nobres não pagavam impostos.
5)No sistema político de império, o poder político estava concentrado na figura do imperador. O Império Romano começou com Otaviano Augusto e terminou com Constantino XI. O Senado servia para apoiar o poder político do imperador.
O império sucedeu a República Romana. Com o novo sistema, Roma, que era uma cidade-estado, passou a ser governada pelo imperador.
Foi em seu início que o império conquistou a maior parte do poder. Até 117 d.C., ao menos 6 milhões de quilômetros quadrados estavam sob o domínio do império romano.
Sob o domínio do Império Romano estavam 6 milhões de habitantes. Roma, nessa fase, foi habitada por 1 milhão de habitantes.
Entre os pontos fundamentais para o sucesso do império estava o exército, que era profissional e atuava como uma legião. Sob o comando de astutos generais, Roma expandiu o poderio ao Mediterrâneo.
6)1820- Revolução liberal do porto
9 de janeiro/ 1822 - Dom Pedro recebeu um manifesto com 8 mil assinantes.
4 de maio / 1822 - dia do fico
7 de setembro de 1822- D. Pedro recebeu duas cartas uma das cortes outra de Jose Bonifácio.
ai agora só é tu fazer uma linha e por , espero q tenha ajudado.
7)A Cisma do Oriente representou parte dos conflitos gerados pela Igreja Católica do Ocidente e do Oriente, em meados do século XI, o que resultou na criação de duas vertentes da religião, as quais permanecem até os dias atuais: a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa. Do latim, a palavra “cisma” (schisma) significa dividir, partir, separar.
Explicação: