1. Explique porque a região do nordeste é a região mais afetada pelo fenômeno de desertificação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O processo de desertificação no Brasil atinge, em maior medida, a região Nordeste e resulta da combinação entre o uso inapropriado do solo e baixos índices de precipitação. A desertificação desidrata os solos e torna-os improdutivos
A desertificação, como sabemos, corresponde ao processo de degradação dos solos em áreas onde os índices de evaporação são superiores aos de precipitação. Com isso, áreas desprovidas de vegetação ou desmatadas deterioram-se e tornam-se improdutivas. No Brasil, graças ao uso indevido do solo e ao clima árido de algumas regiões, esse problema ambiental vem tornando-se cada vez mais intenso.
Para entender o processo de desertificação no Brasil, é preciso, antes de tudo, ter consciência da diferença entre desertificação e arenização. Essa última desenvolve-se em solos arenosos onde o regime de chuvas é superior a 1400mm, um valor superior ao índice de evaporação. A arenização é mais comum na região Sul do país, ao passo que a desertificação é mais frequente na região Nordeste, apresentando-se também no cerrado tocantinense e na porção norte do estado do Mato Grosso.