1. Explique porque, a liberdade e a racionalidade, são o que compõe a essência humana, na visão de Sartre.
2. Considerando o que foi discutido em aula sobre razão e paixão(emoção), você diria que a conduta de Antígona é mais razoável do que a de Medéia? Argumente sua resposta.
Soluções para a tarefa
1. Sartre é um filósofo existencialista. Isso quer dizer que para ele, não existe algo essencial ao homem, senão viver a sua vida, isto é, existir. Portanto, inerente ao homem é a sua capacidade livre e racional, de escolher as próprias ações ou seja, de definir a própria existência.
2. Antígona e Medéia são motivadas por paixões distintas. A razão então, procura intermediar, trazendo justificativas para ambos os atos. Antígona questiona leis e deveres impostos por deuses, que desconsideram a particularidade da dor em família e na morte desonrosa. Enterra então seu irmão, valoroso guerreiro, mesmo que sua causa, contradiga a situação política em que se encontrava e com isso, decretou sua própria morte.
Medéia trata da vingança, como atributo dos justos. Penso ser questionável. Paixão que movimenta a fleuma. Castigo que impõe ao marido traidor, aos filhos inocentes mas, principalmente a si mesma. Como responder à consciência moral, sobre o assassinato dos próprios filhos?
Bons estudos!