1) Explique porque a Farroupilha foi a única revolta que os revoltosos ganharam cargos no exército imperial e o direito de escolher o presidente da província.
2) O período regencial foi uma fase extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições das elites, classe média e camadas populares. Dessa forma explique o que foi a Cabanagem, Balaiada, Revolta dos Malês e Revolução Farroupilha.
3) Como as Rebeliões ou Revoltas regenciais eram reprimidas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Porque o jeito que acharam de a revolução dos farrapos terminar e conseguirem supostamente a paz foi com o Tratado de Ponche Verde. O acordo realizado entre o governo brasileiro e os farrapos tinhas entre as condições : Incorporação dos militares dos farrapos ao exército imperial, mantendo sua patente; Os provincianos teriam direito de escolher o próprio presidente de província (entretanto, isso não foi cumprido).
2)Cabanagem e Balaiada foram revoltas do norte, a Revolução Farroupilha uma revolta do sul e a Balaiada uma revolta do nordeste.
A Cabanagem, movimento que ocorreu na província do Grão-Pará, entre os anos de 1835 e 1840, pode ser vista como um prosseguimento da Guerra da Independência na região.
A Balaiada foi uma reação e uma luta dos maranhenses contra injustiças praticadas por elites políticas e as desigualdades sociais que assolavam o Maranhão do século XIX.
A Revolta dos Malês foi uma revolta que se destacou no período por ter motivação religiosa, tendo sido levada a cabo por escravos de religião islâmica, os chamados malês, que diferiam dos escravos tradicionalmente trazidos ao Brasil, que possuíam muitas vezes, diferentes religiões. Esses escravos tinham como objetivo a libertação de todos os escravos de religião islâmica, a garantia da liberdade de culto e eram, em sua maioria, das etnias hauçá, igbomina e picapó. Suas ações foram baseadas em experiências de combate que trouxeram da África e visavam aplicar num momento propício.próprias.
Revolução Farroupilha também conhecida como a Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. Essa revolução aconteceu pelos motivos : Descontentamento político com o governo imperial brasileiro; Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias; Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época; Os farroupilhas eram contrários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.
3)Não sei a resposta da 3, sinto muito
.
Espero ter ajudado!