1- Explique por que encontramos facilmente os compostos orgânicos nos três estados e a maioria dos inorgânicos no estado sólido.
2- As temperaturas de fusão e ebulição nos compostos orgânicos com massas pequenas são altas ou baixas? Justifique.
Soluções para a tarefa
Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogênio, podendo também conter elementos como o oxigênio, o azoto, o enxofre, o fósforo, o boro e os halogênios.
As principais características desses compostos orgânicos que os diferem dos compostos inorgânicos são: composição (C, H, O, N); número de compostos; freqüência dos fenômenos de isomeria e polimeria; natureza dos compostos; ponto de fusão e ebulição; densidade; condutividade elétrica; solubilidade; velocidade das reações; resistência ao aquecimento e inflamabilidade dos compostos.
2) A temperatura de ebulição dos compostos orgânicos aumenta com o aumento da polaridade e da intensidade da força intermolecular, bem como com a diminuição da molécula.
Polaridade e tipo de interação intermolecular:
Esses dois fatores estão intimamente relacionados, pois a polaridade da molécula define o tipo de interação intermolecular que haverá. Por exemplo, os hidrocarbonetos são compostos orgânicos que possuem somente átomos de carbono e hidrogênio, cuja eletronegatividade (força de atração do par de elétrons compartilhado) é praticamente a mesma, ou seja, podemos dizer que praticamente não há diferença de eletronegatividade entre esses átomos e essas moléculas são apolares.Resposta: 1)
Explicação: