1.Explique por que a França é considerada um exemplo clássico de nação nos moldes do Antigo Regime. Em seguida, cite exemplos de nações que no Antigo Regime estavam submetidas a uma monarquia absoluta.
2.Um dos maiores exemplos de governo absolutista foi o do rei Luís XVI. O que podemos entender pela famosa frase por ele proferida, ''O estado sou eu''?
3.Analise quais foram os benefícios e os problemas gerados pela numerosa população à Coroa francesa da época.
ME AJUDEM PFVR!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: 1 ) O Absolutismo é o sistema político no qual o poder se encontra nas mãos do Rei. Denominado "Antigo Regime". Surgiu com a formação das monarquias nacionais, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. O Rei representava os interesses da nação, o ideal nacional, o rei concentrava todos o poderes, instituindo leis, exercia a justiça, controlava o pode militar, nomeava ministros e criava impostos . O poder do Rei era legitimado por ideologias que justificavam o absolutismo. Destaco Thomas Hobbes, Jacques Bossuet e Nicolau Maquiavel. No Período do Antigo Regime, a sociedade Francesa estava dividida em três estamentos, ordens ou estados.
O Primeiro Estado: representado pelo clero (bispos, abades, padres, frades e monges); Entre os clérigos podem-se distinguir aqueles que compõem o clero regular. O Segundo Estado, representado pela nobreza: Eram os guerreiros, responsáveis por garantir a defesa militar da sociedade. O Terceiro Estado: que representava a burguesia, os camponeses - ou seja, o restante da população e os trabalhadores urbanos, pagavam altos impostos, sustentando o Primeiro e o Segundo Estados, que tinham o privilégio da isenção de impostos.
2 )
Frase O Estado sou eu
A oração "O Estado sou eu" (no original “L’État c’est moi", em inglês "I am the State") é atribuída ao Rei Luís XIV (1638-1715). tambem conhecido como Rei-Sol (no original le Roi Soleil), Luís XIV governou a França e Navarra entre 1643 e 1715.
A frase proferida traduz o espírito de um período histórico onde havia uma centralização total do poder na figura do Rei.
3 ) n sei