Pedagogia, perguntado por cassiarosemeire, 1 ano atrás

1-Explique os seguintes conceitos: princípio da coerência, princípio da aceitabilidade,princípio da situacionalidade, metarregra da repetção, metarregra da não- contradição.
2-Considerando a textualidade, explique a diferença entre os princípios linguisticos e extralinguisticos. Para cada um deles, cite o nome de pelo menos um princípio.
3-Considerando a polêmica sobre a existência da lingua brasileira, explique a diferença entre a concepção cultural de lingua e a concepção estrutural de lingua.
4- quais as dificuldades para a implementação do acordo ortográfico nos países de língua portuguesa?

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
10

Olá!

1) Princípio da coerência:

Conceitualmente é definido por teóricos como “um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto”

Princípio da aceitabilidade

Luiz Carlos Travaglia e Ingedore Grunfeld Kock  definem como "a aceitabilidade acontece quando duas pessoas estão conversando, ou seja, há um emissor e um receptor, eles procuram compreender um ao outro por meio da ativação dos seus conhecimentos e relacionando com o que lhe foi passado"

Princípio da situacionalidade

É a função de adequar um texto a uma situação, ao contexto.

Metarregra da repetição

Para que um texto seja considerado (Microestruturalmente e Macroestruturalmente) coerente é preciso que contenha,no seu desenvolvimento linear,elementos de recorrência estrita.

  • Microestruturalmente = frase ou uma oração
  • Macroestruturalmente =  texto inteiro.

Metarregra da não-contradição:

“Para que um texto seja microestruturalmente ou macroestruturalmente coerente, é preciso que no seu desenvolvimento não se introduza elemento semântico” – ou seja, um elemento produtor de sentido – “que contradiga um conteúdo posto ou pressuposto por uma ocorrência anterior, ou deduzível desta por inferência”.

2) Os elementos linguísticos dizem respeito ao texto em si, o que de fato está escrito.  É a coerência que produz fragmentos passiveis de interpretação e gramaticais.  

Os elementos extralinguisticos são os fatores que podem ser entendidos pelos elementos linguisticos. É o contexto. É o principio da situacionalidade.

3) A diferença entre a concepção cultural de língua e a concepção estrutural de língua está relacionada a  gramática tradicional e a gramatica de uso. A gramatica tradicional é a prescritiva, que dita o que é correto ou não, dentro de elementos tradicionais definidos por um número especifico de estudiosos.

A gramática de uso  é aquela que se modifica diariamente. É a língua criada do povo, pelo povo, para o povo. Ela é aquela que utilizamos frequentemente em nossa comunicação.

As duas são formas válidas dentro do contexto em que estão intrinsecamente relacionadas. Em um artigo cientifico pede-se uma estrutura gramatical mais teórica. Enquanto que em uma mensagem de texto para um amigo o importante é a objetividade e a comunicação clara, normalmente informal.

4) As dificuldades da implementação do acordo se dão pelas diferenças culturais características de cada região que carregam com si suas próprias regras gramaticais usuais.

Perguntas interessantes