História, perguntado por yaelweber10, 6 meses atrás

1) Explique o que levou a concorrência entre os países industrializados e o que isso gerou.
2) Que interesse havia, nos países industrializados no processo Imperialista no século XIX ?
3) Quais eram as justificativas (ideologia) para justificar o Imperialismo?
4) Qual era a missão do “homem branco” em relação aos africanos no processo do Imperialismo?
5) Comente sobre as consequências do Imperialismo na África e na Ásia.

Soluções para a tarefa

Respondido por annajuliaassisous90w
5

Resposta:

1)Os países que realizaram o processo de industrialização após a década de 1950 são conhecidos por diferentes classificações: Países Subdesenvolvidos Industrializados, Novos Países Industrializados (NIPs), Economias Emergentes. Outro aspecto em comum entre essas nações é a dependência de tecnologia dos países desenvolvidos.

2)Fenômeno típico do século XIX, o Imperialismo ou Neocolonialismo demarcou o processo de expansão do capitalismo industrial pela Europa. Nesse período, as nações europeias precisavam de um volume cada vez maior de matéria-prima e buscavam a conquista de novos mercados consumidores que pudessem reverter a produção industrial destes países em lucro. Com isso, regiões dos continentes africano e asiático começaram a ser o principal alvo dessa demanda das nações industrializadas.

3)A principal ferramenta utilizada pelas nações imperialistas para dominar e explorar a África e a Ásia foi a teoria racial, também conhecido como darwinismo social. Essa teoria foi uma adaptação da teoria da evolução das espécies de Charles Darwin no âmbito social, ou seja, eles acreditavam que apenas as civilizações industrializadas poderiam levar civilidade (tecnologia, cultura, ciência, governo e cristianismo) para os outros países e por isso toda brutalidade cometida era aceita como necessária.

4)A missão civilizatório a proposta pelas potencias imperialistas do sec. 19,onde estava presente o neocolonialismo, foi um argumento segregativo ,em que as potencias imperialistas (europeias) seriam os mais evolúidos,em relação aos asiáticos,negros e indígenas. Esse argumento proposto teve o fito de  :Potencias imperialistas aumentarem o império ,terem mais mão de obra,matéria prima e mercado consumidor,gerando assim alto lucro para elas,a partir de uma exploração nos territórios d a África e Ásia

5)Para entender o Imperialismo na África e na Ásia, é preciso primeiro saber:

O que é o imperialismo?O que significa dizer que um país é imperialista?

O imperialismo não é nenhuma novidade na história da humanidade. Desde os tempos antigos há registros de regiões dominado outras regiões, ou mesmo civilizações inteiras sendo submetidas por outras civilizações.

O imperialismo tem seu auge no século XIX, e tem os países europeus como seus principais agentes.

Mais por que será que a Europa se tornou Imperialista, quais os motivos que tornou os países europeus em países imperialistas?

1850 – A partir da metade do século XIX, a Europa se torna o continente mais poderoso do mundo. A Revolução Industrial é um verdadeiro sucesso; as fábricas produzem a todo vapor, e produzem muito mais que a própria Europa pode consumir.

Por isso, é preciso encontrar novos mercados para esses produtos industrializados, é preciso romper as fronteiras de outros países; não só para vender mais também para obter matérias-primas para as industrias.

E são basicamente esses dois fatores: a busca de novos mercados e obtenção de matérias-primas, os responsáveis pela maior corrida imperialista já vista entre os países europeus.

Explicação:

Perguntas interessantes