História, perguntado por eloicarmem, 1 ano atrás

1-Explique o que foi a revolução constitucionalista de 1932. Destaque onde houve a revolta quais foram os principais motivos e quem venceu?

2- O que era a ANL ( Aliança Nacional Libertador)? Quais eram seus objetivos

3- Caracterize politicamente a ditadura do Estado Novo(1937-1945)

Soluções para a tarefa

Respondido por samarafreitas0ozdp10
1

1- Explique o que foi a revolução constitucionalista de 1932. Destaque onde houve a revolta quais foram os principais motivos e quem venceu?

Ocorreu, no centro de São Paulo e foi uma revolta em que as elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com a Revolução de 1930 e pediam a convocação de eleições.

De uma certa forma, Minas Gerais, pois ela fazia parte dos estados da federação que combatiam São Paulo, o qual lutava pela convocação de uma nova assembléia constituinte. No início, Minas Gerais mais Mato Grosso estavam dispostos a lutar junto a São Paulo por uma constituição, porém, foram dissuadidos por Vargas, que se utilizou do argumento de que, caso a Revolução triunfasse, somente quem se beneficiaria com isso seria São Paulo, e não Minas Gerais ou Mato Grosso.

Deste modo, SP foi sozinho a luta contra os demais estados do Brasil e, desnecessário dizer, foi derrotado.

2-O que era a ANL ( Aliança Nacional Libertador)? Quais eram seus objetivos?

A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma frente de esquerda composta por setores de diversas organizações de caráter anti-imperialista, antifascista e anti-integralista, tinha como objetivo de lutar contra a influência facista no Brasil.

3- Caracterize politicamente a ditadura do Estado Novo(1937-1945)

-Foi um golpe de elites político-militares contra elites político-econômicas.- --O poder Legislativo seria composto pelo presidente da República, pelo Conselho Nacional (que substituiu o Senado) e pelo Parlamento Nacional (Câmara dos Deputados).                                                                                      - O pano de fundo da ideologia do Estado Novo foi o mito da nação e do povo, duas entidades abstratas que por si sós não significam absolutamente nada. Na realidade, esse foi o momento em que, através da ditadura, se procurou suprimir os localismos e viabilizar um projeto realmente nacional.

Sobre a terceira questão- Leia mais no link abaixo:

http://64.233.163.132/search?q=cache:Lwr...

Perguntas interessantes