1. Explique o que foi a corrida imperialista, uma das principais razões da Primeira Guerra Mundial: (0,5) *
Sua resposta
2. Quais países formaram a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente? (0,5) *
Sua resposta
3. Qual foi o estopim da guerra? (0,5) *
Sua resposta
4. Ao final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi considerada culpada pela guerra e teve que assinar o Tratado de Versalhes (1919). O que dizia este tratado com relação à Alemanha? (0,5) *
Soluções para a tarefa
01. A corrida imperialista foi quando os países imperialistas iniciaram uma corrida por matéria prima, países com fragilidade política mercados consumidores como o intuito de colonização.
02. A Tríplice Aliança foi um acordo militar entre o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro e o Reino da Itália. Já a Tríplice Entente era formada pelo Reino Unido, França e a Rússia.
03. O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro foi apenas o estopim para o início da chamada Primeira Guerra Mundial.
04. O Tratado de Versalhes dizia que a Alemanha era obrigada a pagar todo o custo da Primeira Guerra Mundial e teve parte de seu território tomada por outras potências.
Resposta:
1- movimento imperialista do século XIX onde as potências mundiais buscavam ocupar e neocolonizar diversos territórios pelo mundo, aumentando seu poder econômico e também militar.
2-A Tríplice Aliança foi um acordo econômico, político e militar entre Alemanha, o império Austro-Húngaro e Itália.-A fim de resistir e contestar a Tríplice Aliança, surge no início do século XX, em 1907, a Tríplice Entente, formada, por sua vez, por Inglaterra, Rússia e França
3-Foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs.
4-O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.