História, perguntado por bdiasmartins00, 10 meses atrás

1 - Explique o que foi a Convenção Nacional. Como foram escolhidos seus membros e o que foi aprovado na Convenção?
2 - O que ocorreu com o rei Luiz XVI após a Convenção Nacional?
3 - Após a chegada dos Jacobinos ao poder, que medidas foram tomadas para conter a crise social e financeira da França?
4- Por que o período ao qual os Jacobinos governaram ficou conhecido como Período do Terror?
5 - Como os deputados girondinos e da planície se aproveitaram do clima de radicalização política? Qual foi o resultado dessa ação?

Soluções para a tarefa

Respondido por lays2733
3

1)Foi a partir desses dois grupos, um mais exaltado e outro conservador, dos quais herdamos os conceitos políticos de “direita” e “esquerda”.

2)Nesse período a tomada das armas para a participação na Batalha de Valmy e a insatisfação dada pelos resultados da monarquia constitucional motivou a convocação de uma Convenção Nacional. Essa nova instituição haveria de elaborar uma nova carta constituinte que viesse a superar os limites do regime anterior.

3)Em 1791 começou a vigorar a nova Constituição francesa. A Assembleia Constituinte, convocada para escrevê-la, foi dissolvida ao concluir sua missão. Em seu lugar, passou a funcionar a Assembleia Legislativa Francesa, que foi palco das disputas que estavam sendo travadas na sociedade como um todo. O exercício da política passou a se fazer a partir da divisão dos poderes entre Legislativo (que faz as leis), exercido pela Assembleia; Executivo (que executa as leis), exercido pelo rei; e Judiciário (que cuida do cumprimento das leis), exercido por juízes eleitos.

4)Os jacobinos assumiram o poder e decapitaram o rei Luís 16 em 1793. Vários suspeitos de traição à Revolução foram mortos na guilhotina, como Danton, acusado por Robespierre. Devido a essa luta intensa, o período da Convenção foi também chamado de Terror.

5)Durante o Diretório, Napoleão Bonaparte, um general popular que havia lutado na Revolução, deu um golpe de Estado em 1799 e tornou-se imperador. Esse golpe teve o apoio do Exército e da burguesia e foi uma forma de deter tanto as intenções mais radicais dos populares, quanto os desejos da nobreza e do clero de manterem seus privilégios.

Perguntas interessantes