1) Explique o que era uma monarquia absolutista.
2) que fatores podemos citar para o grande aumento da população urbana russa entre 1863 e 1914?
3) que contexto favoreceu a entrada de ideias socialistas na Rússia?
4) qual é a preposição de Marx e Engels para a sociedade?
5) o que esses pensadores incentivavam os trabalhadores a fazer?
6) quais eram as divergências entre os russos para a chegada ao poder?
7) quais as ideias eram defendidas pelos bolcheviques e quais ideias eram defendidas pelos mencheviques?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Monarquia absoluta ou absolutista, que se opõe à monarquia tradicional e à monarquia constitucional é, segundo a definição clássica, a forma de governo monárquico ou monarquia na qual o monarca ou rei exerce o poder absoluto, isto é, independente e superior ao poder de outros órgãos do Estado.
2) Nas aldeias raramente havia escolas, e a maior parte da população era analfabeta. No plantio e na colheita eram usados instrumentos agrícolas antigos, como o arado de madeira e a foice. Apenas em algumas grandes propriedades adotava-se uma tecnologia moderna, que permitia o aumento da população.
3)Próximo aos moldes do absolutismo, o governo russo atrelou a economia nacional aos moldes do feudalismo e não promoveu condições necessárias para o estabelecimento de um parque industrial desenvolvido.
4)O socialismo científico está entre as principais ideias de Karl Marx e é ele que leva ao comunismo. Resumidamente, é uma doutrina com orientações práticas para se instaurar a REVOLUÇÃO com a finalidade de se alcançar uma sociedade igualitária. No comunismo a religião, o Estado e o capitalismo são formas de alienação.
6)As divergências ideológicas dentro do partido fizeram surgir dois grupos essenciais na Revolução Russa: Mencheviques: palavra russa para “minoria” do POSDR, liderados por Plekhanov, acreditava que era possível chegar ao poder de maneira pacífica, como por meio de eleições.
7)Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.