1) Explique o que é globalização?
2) Quais são as principais críticas à globalização?
Soluções para a tarefa
1)
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
2)
A Globalização é vista como um processo onde ocorre a interação ou integração entre os países do globo terrestre. Esta interação ocorre nos seguintes campos: social (por meio da troca de informações, redes sociais online), político (tratados internacionais, acordos de paz) e econômico (comércio internacional).
As críticas mais comuns ao Processo de Globalização são:
é um processo desigual - os países mais industrializados (de Primeiro Mundo) são os mais privilegiados com a Globalização, uma vez que possuem mais capital financeiro e tecnologia produtiva;
dependência dos países dos subdesenvolvidos - principalmente na questão da tecnologia produtiva (máquinas e equipamentos);
exclusão de muitos países pequenos e pobres, ou seja, aqueles sem expressão nas práticas do comércio internacional.
Explicação:
Globalização- é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global
Quais são as principais críticas à globalização? .Um exemplo a ser citado é o fato de as três pessoas mais ricas do mundo somarem mais riquezas do que os 48 países mais pobres do mundo juntos.
O ponto central das críticas é que os avanços tecnológicos e das comunicações sempre alcançam primeiramente aqueles que possuem um poder aquisitivo superior. Outro fator é que, com as expansões das inúmeras multinacionais em todo o mundo, amplia-se a concentração de renda, de modo que o número de pessoas contempladas pelos benefícios da mundialização diminui constantemente. Um exemplo a ser citado é o fato de as três pessoas mais ricas do mundo somarem mais riquezas do que os 48 países mais pobres do mundo juntos.
Além disso, segundo os críticos da globalização, o processo de integração mundial foi construído tendo como base o modelo europeu de cultura e civilização. Assim, toda forma de conhecimento e comportamento teria sido estabelecida com base nos padrões eurocêntricos de moralidade, suprimindo povos e culturas tradicionais de outros países, considerados “inferiores” pela ideologia dominante.