1)Explique o que é e o que caracteriza o espaço sagrado e, em oposição, o espaço profano.
2)Explique a diferença entre tempo sagrado e tempo profano
.
3)Explique o que o autor quer dizer com o seguinte trecho: “Para o homem religioso, a Natureza nunca é exclusivamente ‘natural’: (...) Os deuses (...) manifestaram as diferentes modalidades do sagrado na própria estrutura do Mundo e dos fenômenos cósmicos” (p.99)
.
4)Explique as diferenças existentes entre a visão de mundo do homem religioso e do homem a-religioso. homem a-religioso acred
Soluções para a tarefa
1) Explique o que é e o que caracteriza o espaço sagrado e, em oposição, o espaço profano.
Espaço sagrado: Igreja, Templo, Terreiro, Loja, Círculo, Roça, Sinagoga, Mesquita, Encruzilhada, Centro: os espaços sagrados. Normalmente são relacionados com as crenças religiosas, sendo locais com significado especial para determinada religião.
Espaço profano: é tudo que transgride as regras sagradas. É o que se torna contrário ao respeito devido às coisas divinas. É aquele desprovido de sacralidade, estrategicamente ao “redor” e “em frente” do espaço sagrado.
2) Explique a diferença entre tempo sagrado e tempo profano.
O tempo sagrado é reversível, isto é dado que este se mantém sempre igual, no entanto, relativamente à duração profana é diferente no sentido em que como é heterogéneo é irreversível.O homem religioso vive entre estas duas "espécies" de tempo onde o tempo sagrado é o mais importante, pois é onde estes homens expressam a sua religião através dos ritos religiosos e das chamadas festas que são parte integrante das diversas religiões.
3) Explique o que o autor quer dizer com o seguinte trecho: “Para o homem religioso, a Natureza nunca é exclusivamente ‘natural’: (...) Os deuses (...) manifestaram as diferentes modalidades do sagrado na própria estrutura do Mundo e dos fenômenos cósmicos” (p.99).
Que o homem religioso acha que os deuses se manifestam através da natureza e de fenômenos cósmicos, como se eles estivessem se comunicando com o mundo.
4) Explique as diferenças existentes entre a visão de mundo do homem religioso e do homem a-religioso.
Homem religioso: crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência.
Homem a-religioso: reconhece-se como o único sujeito e agente da História e rejeita todo apelo à transcendência. Em outras palavras, não aceita nenhum modelo de humanidade fora da condição humana, tal como ela se revela nas diversas situações históricas.
Fiz esta mesma lição agora mesmo, e resolvi ajudar com as respostas.