1- Explique o funcionamento de um termômetro clínico de álcool.
2- O que são juntas dilatação? Qual é a importância delas?
3- Em certas construções, especialmente casas mais antigas, é comum ouvir rangidos e estalos no começo da noite e ao longo dela, quando as temperaturas estão diminuindo, por que isso ocorre?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Olá!
O fenômeno da dilatação é bem recorrente no nosso dia a dia. Através da dilatação de líquidos criamos aparelhos como os termômetros clínicos, e isso é magnífico. Então vamos lá!
1- Os termômetros de álcool funcionam com base na dilatação desse líquido. Sabemos que a energia passa de um corpo mais energético em direção ao menos energético quando entram em contato. Assim, uma pessoa no estado febril (37°C ou mais) transmite energia em forma de calor para o termômetro (que antes estava na temperatura ambiente, por exemplo 25°C). A energia recebida se espalha pelo termômetro, chegando consequentemente no álcool em seu interior. O aumento da energia no sistema faz com que as partículas se movimentem muito. Com as moléculas ficando mais "dispersas", o líquido passa a dilatar.
Quando um termômetro é feito, é necessário conhecer o material termométrico que será utilizado (no caso o álcool), a constante de dilatação do líquido, e também a constante de dilatação do material utilizado para fazer o termômetro (em muitos casos é o vidro). Isso porque o sistema todo dilatada, não só o álcool.
2- Juntas de dilatação são como fendas que permitem que uma construção dilate sem gerar problemas na estrutura. Vemos isso entre trilhos de trem e em viadutos. Pensa: em um dia quente os trilhos (de metal), recebem luz solar constantemente, e acabam dilatando. Mas se todos os trilhos dilatam alguns centímetros, um passa a empurrar o outro. Isso geraria problemas na estrutura e futuros acidentes. Os engenheiros deixam esses espaços entre os trilhos para que, em dias assim, quando dilatarem, terão espaço suficiente para não empurrarem os outros. Vou deixar uma imagem em anexo para você.
3- Não é culpa dos fantasmas da casa rs. Esses rangidos e estalos, normalmente em casas de madeira, é o som das estruturas voltando ao seu tamanho original. Isso porque durante o dia elas dilatam por conta do aumento da temperatura. Quando a noite caí e a temperatura abaixa, essas estruturas voltam a ter suas dimensões iniciais.
Abraços