Sociologia, perguntado por santosvitoria0606, 5 meses atrás

1-explique o contexto em que a sociologia emerge como ciência.
2-qual a importância de estudarmos a sociedade?
3-com suas palavras defina o que foi o positivismo e qual o nome do seu idealizador.
4-o que são as instituições sociais e o que objetivam?
5-o que é cultura para as ciências sociais?
6-segundo Lévi Strauss,em qual momento surge a cultura?
7-o que é etnocentrismo e qual a consequência?
8-explique em que consiste o racismo estrutural do Brasil.
9-qual a influência do positivismo no Brasil?
10-qual método foi utilizado por cada um dos autores clássicos para analisar a sociedade?​

Soluções para a tarefa

Respondido por laysandys16
0

Resposta:1) Assim surge a Sociologia em pleno século XVIII, com as primeiras pesquisas sociais e nas ideias gerais do Iluminismo, como forma de entender e explicar aquelas mudanças sociais. Por isso, a Sociologia é uma ciência datada historicamente e que seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.

2) A ciência da sociedade ajuda o indivíduo a compreender a si mesmo, suas capacidades, talentos e limitações. Isso permite que ele se ajuste ao ambiente. O conhecimento da sociedade, grupos sociais, instituições sociais, associações, suas funções etc. nos ajuda a levar uma vida social efetiva

3) O Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico que surgiu na Europa, mais precisamente na França, entre os séculos XIX e XX. Desenvolvida pelo pensador Auguste Comte, defendia que o conhecimento científico era a única forma de conhecimento válido.

4) Instituições sociais são corpos sociais formados para promover a integração dos membros de uma sociedade. Algumas instituições sociais, como o Estado e a Igreja, unem os indivíduos de acordo com aspectos com os quais os membros de tais instituições comungam, como religião e nacionalidade.

5) Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.

6) No texto “Raça e História”, escrito para a UNESCO, Lévi-Strauss dirige seu pensamento à diversidade cultural, elaborando sua teoria a partir de uma crítica ao evolucionismo.

7) O etnocentrismo afirma a superioridade de uma cultura em relação a outra. ... No etnocentrismo está presente a atitude que rejeita o estranho, sobrevaloriza as normas e valores vigentes na cultura dominante e avalia as outras culturas a partir dos seus próprios critérios e escalas valorativas

8) Violência é talvez a maior isca usada pela mídia para prender e controlar os seres humanos. A violência gera a emoção destrutiva do medo. E a emoção destrutiva do medo gera necessidade de proteção, de defesa e de ataque, que gera mais violência.

9) No caso do Brasil, a influência do positivismo se espalhou na organização da sociedade republicana, ainda no século XIX, estimulando o culto ao cientificismo, desafiando a dominação católica ao mesmo tempo em que pregava a necessidade de uma Igreja da Humanidade, que primava pela religião positiva, pelo o culto.

10) Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber.

Explicação:

Perguntas interessantes