1) Explique como Plotino analisa a questão do uno. 2) Qual é a definição de consciência na filosofia de Plotino? 3) Qual a principal diferença entre platonismo e neoplatonismo? 4) O que faz de Plotino um filósofo neoplatônico de tanto destaque?
Soluções para a tarefa
Resposta: Plotino, um dos principais neoplatonistas da história, seguidor das doutrinas platônicas e aluno de Amônio Sacas, através de seu principal escrito, Enéadas, descorre uma metafísica emancionista sobre as três hipóstases, (Uno, Nous, a alma do mundo), qual o Um seria o primeiro princípio, ou a fonte que emana todas as coisas existentes, pois, de acordo coma doutrina, esse príncipio, (Uno) não pode ser explicado em palavras, pois é inefável, onde, só através da teoria negativa (apofática) consegue-se perceber que a escrita e linguagem não pode definir Deus (Uno), estando acima do próprio ser, pois, o ser ontológico, predica qualidade, o Uno não pode ser descrito, logo, ele está acima do próprio ser.
Há uma interpretação errônea no que cerne o Platonismo (Platão não era, como costuma se entender, um Dualista ou Racionalista), pois, de fato, parece-se que há uma ruptura com a filosofia de Platão, porém, isso não acontece, pois Plotino segue diretamente e objetivamente das ideias de Platão. Com a nova interpretação das chamadas "Doutrinas não Escritas", analisadas por Giovani Realle, entende-se que Platão nunca escreveu de fato sua cosmologia metafísica, pois é algo inexplicável em palavras.
Conclui-se então que, Plotino é um dos maiores influenciadores e pensadores neoplatônicos, pois, serviu tanto de inspiração para o gnosticismo (embora o repudiasse) e para a doutrina do catolicismo (com Santo Agostinho), além de fazer algo que Platão não fora capaz, de explicar toda uma cosmologia metafísica e doutrinária, com bases no orfismo egípcio, no pitagorismo, no aristotelismo e principalmente no Platonismo.
Espero que tenha ajudado.
Explicação: