História, perguntado por carloshenrique2562, 6 meses atrás

1 – Explique como os (as) escravizado (as) podiam comprar suas alforrias na sociedade rural do Nordeste
dos séculos XVI e XVII e na sociedade mineradora das Minas Gerais do século XVIII.


th3eye: verdade concorodo
Usuário anônimo: Está sem tempo e cansado de ver propagandas??? Entre em contato comigo que eu te ajudo!!
Venho fazendo as atividades do PET desde o ano passado, com 100% de aprovação entre os alunos, caso alguma resposta esteja faltando ou errado, eu arrumo ou devolvo seu dinheiro.
Entre em contato e combine comigo (38) 99854-2256
-COMPLETO SEU CLASSROOM
-FAÇO SUAS COMPLEMENTARES
-TODOS OS PET A PRONTA ENTREGA

Soluções para a tarefa

Respondido por shadowsinger
97

Olá.

Brecha camponesa: Na sociedade agrário-exportadora de açúcar do Nordeste Colonial, havia escravizados (as) que recebiam de seus senhores pequenos lotes de terra para produção agrícola para o  mercado interno. A partir do século XVII, a brecha camponesa foi legalizada por meio de  alvarás e ordens régias.

A brecha camponesa era uma vantagem para os senhores, pois minimizava os custos de manutenção  com os (as) escravizados (as), que, por sua vez, adquiriam recursos materiais para comprar roupas,  tabaco, bebidas, ou para juntar dinheiro para adquirir sua alforria ou a de familiares.  

Escravizados que trabalhavam na mineração que conseguissem fugir, se  conseguissem se esconder em locais de difícil acesso onde havia ouro ou diamantes e encontrar uma  quantidade suficiente para ser do interesse dos contrabandistas que havia em grande quantidade nas  Minas Gerais, conseguiam dinheiro para comprar sua alforria.

Espero ter ajudado.


shadowsinger: oi se puder marcar como melhor resposta me ajudaria muito!! :)
AndréFuchs1560: vlw mano
shadowsinger: de nadaa
erychferreira: obrigado
marcusvinicius4667: Wata funk, que respostão !!!
vitoriagraziella021: obg
Respondido por martinkoliveira
44

Os escravizados podiam comprar suas alforrias na sociedade rural do Nordeste dos séculos XVI e XVII e na sociedade mineradora das Minas Gerais do século XVIII por meio da brecha camponesa.

Esse termo se refere a uma espécie de "acordo econômico" entre senhores de engenho e escravos, onde os primeiros liberavam parte de suas terras para os segundos, e estes podiam produzir quaisquer produtos agrícolas para consumo próprio ou para realizar comércio.

Os senhores de engenho liberavam essa pequena quantidade de terras para que não houvesse maiores conflitos com os indivíduos escravizados, além de que eles também aproveitavam para usufruir de certa quantidade dos produtos que eram produzidos nesses terrenos.

Leia mais sobre assunto relacionado em:

https://brainly.com.br/tarefa/7432586

Anexos:
Perguntas interessantes