Biologia, perguntado por alyahraissinha, 6 meses atrás

1-Explique como ocorre o processo de digestão de um sanduíche contendo pão (amido), salada (carboidratos), maionese (lipídio) e presunto (proteína), no sistema digestório humano, desde a ação da saliva na boca até a absorção dos nutrientes no intestino delgado e grosso:

2. Escreva qual é o percurso do ar no sistema respiratório desde sua entrada pelas fossas nasais até sua chegada aos alvéolos pulmonares e explique o que são as trocas gasosas:

3. Escreva algumas características dos ossos e cartilagens que sustentam e participam da movimentação do corpo humano:

4. Explique como os músculos atuam movimentando os ossos. Escolha alguns músculos esqueléticos humanos e escreva seu nome, localização e função na movimentação do corpo humano :



helooliveira99: Articulações cartilaginosas: presença de tecido cartilaginoso entre os ossos e da redução de mobilidade. Podemos classificar essas articulações em sincondroses, formadas por cartilagem hialina, e em sínfises, que apresentam cartilagem fibrosa. Um exemplo de articulação cartilaginosa é a presente entre as porções púbicas dos ossos do quadril.
helooliveira99: Articulações sinoviais: presença de uma cápsula que delimita uma cavidade articular. Nessa cavidade é encontrado um líquido viscoso que recebe o nome de líquido sinovial, o qual é rico em ácido hialurônico. Esse ácido apresenta um importante efeito lubrificante. Esse tipo de articulação pode ser conferido na complexa articulação do joelho.
helooliveira99: 4- O sistema muscular é o sistema formado pelo conjunto dos músculos do nosso corpo. Eles correspondem a cerca de 50% do peso total do nosso organismo, e a contração dessas estruturas é responsável por diversas funções, dentre as quais podemos destacar a movimentação.
helooliveira99: Tipos de músculos
O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado.
Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
helooliveira99: Os músculos estriados cardíacos, como o próprio nome indica, são exclusivos do coração. Eles possuem aparência estriada, como o esquelético, mas apresentam contrações involuntárias e vigorosas.
helooliveira99: Os músculos não estriados, por sua vez, apresentam contração involuntária e lenta e são encontrados no sistema digestório e respiratório, bem como em algumas estruturas ocas, como a bexiga urinária e o intestino delgado. Uma de suas características mais marcantes é a ausência de estriações, o que é observado nos outros tipos musculares.
helooliveira99: Os músculos movem os ossos pelo sistema simples das alavancas. Um pequeno movimento de um músculo preso perto da extremidade de um osso pode causar um movimento maior na outra extremidade do osso. A força muscular é transferida aos ossos pelos tendões, alguns dos quais bem compridos. Alguns dos músculos que movem os dedos estão no antebraço, e estão ligados aos dedos por tendões de 20 a 25 cm de comprimento.
helooliveira99: A ação da maioria dos músculos recebe a oposição de algum outro músculo. Para dobrar ou erguer o antebraço, o bíceps, na parte da frente do braço, se contrai, erguendo o braço como se fosse uma alavanca. Para esticar o braço, o músculo tríceps, na parte de trás do braço, se contrai e baixa o antebraço.
helooliveira99: Os músculos esqueléticos, que são responsáveis ​​pela postura e pelo movimento, estão ligados aos ossos e dispostos em grupos opostos em torno das articulações. Por exemplo, os músculos que dobram o cotovelo (bíceps) são contrapostos pelos músculos que o estendem (tríceps). Esses movimentos opostos são equilibrados. O equilíbrio torna os movimentos suaves, o que ajuda a evitar danos ao sistema musculoesquelético.
helooliveira99: marca a minha como melhor resposta pfv, deu trabalho
bons estudos

Soluções para a tarefa

Respondido por helooliveira99
2

Resposta:

1- A princípio, os ingredientes, juntos, são triturados na boca, por 32 dentes, nos adultos, ou apenas 20, nas crianças. Enquanto a mastigação prossegue, a língua se move para todos os lados, ajudando assim a misturar o pedaço de sanduíche com a saliva. O líquido é 99,5% composto de água, que irá hidratar o bocado do sanduíche, transformando-o em uma papa fácil de ser engolida.  

O tempo que o sanduíche fica na boca depende da vontade de cada um. Alguns cientistas defendem que a mastigação deve se prolongar pelo maior tempo possível, pois assim o alimento se mistura com mais saliva, o que ajuda na digestão dos carboidratos.

A deglutição é um momento crítico, quando o alimento atravessa o cruzamento entre o aparelho digestivo e o respiratório, na faringe, um tubo muscular com cerca de 12 centímetros, na altura da garganta “Se o sanduíche pegar a via errada, na direção dos pulmões, ele logo será expulso por um jato de ar, no fenômeno do engasgo”. Da faringe, o bolo alimentar segue pelo esôfago, o tubo de aproximadamente 25 centímetros que vai do pescoço ao tórax.  

O sanduíche alcança, enfim, o estômago. Se essa bolsa estiver vazia, parecerá pequena como um pêssego. Estufado, o estômago pode armazenar 2 litros de alimento. Nele, os líquidos fazem uma pequena parrada, de poucos minutos. O sanduíche, porém, ficará ali durante 2 a 6 horas, sendo sovado como uma massa de pão, com movimentos em todos os sentidos, a cada 15 ou 20 segundos. Diariamente, o estômago fabrica cerca de 2 litros de suco gástrico, no qual se encontra também uma enzima, a pepsina, que inicia a quebra das proteínas, o principal ingrediente do queijo e da carne do recheio do sanduíche.

Logo depois, ele deixa sair uma amostra dessa pasta de sanduíche pelo chamado piloro, uma passagem estreita, sempre entreaberta. Essa pequena colherada vai para o duodeno, um trecho de 18 centímetros na entrada do intestino delgado, que tem 6 metros. "No duodeno, células especiais analisam o serviço que o intestino terá pela frente, avaliando a proporção de cada grupo de nutrientes. Como as gorduras demoram para ser quebradas, se o sanduíche tiver muita maionese, o intestino liberará hormônios, ordenando que o estômago segure a sua carga. A gordura freia a velocidade da trajetória, daí a sensação que as pessoas têm de estômago pesado quando comem, por exemplo, uma feijoada”

A etapa final do tubo digestivo mede cerca de 1 metro: é o intestino grosso. Em uma ou duas horas, ele absorve não só a água como os cerca de 9 litros de sucos diversos que o aparelho digestivo despejou na trajetória do alimento. Nesse momento, o organismo manda para dentro das células as vitaminas e os sais minerais que estavam, principalmente, na alface e no tomate do sanduíche. Restará assim o chamado bolo fecal – uma mistura de tudo o que não foi absorvido.

2- A respiração pulmonar corresponde ao processo em que as trocas gasosas ocorrem nos pulmões. O caminho percorrido pelo ar

Ao entrar pelas cavidades nasais, o ar percorre a faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos até chegar aos alvéolos pulmonares, nos pulmões.

As cavidades nasais são revestidas por pelos que podem reter poeiras e microrganismos.

Nas cavidades nasais, o ar é filtrado, umidificado e aquecido. Desse modo, entra no organismo em uma temperatura e em condições adequadas.

Ao chegar aos alvéolos pulmonares, ocorrem as trocas gasosas (hematose).

A hematose ocorre quando o ar, rico em oxigênio, proveniente da respiração chega aos alvéolos pulmonares.

Cada pulmão possui, aproximadamente, 150 milhões de alvéolos.

Os alvéolos são estruturas em forma de sacos, localizados ao final dos bronquíolos. São recobertos por capilares sanguíneos, nos quais o sangue circula bem próximo ao ar que foi inalado. Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.

Assim, a hematose ocorre devido à difusão do gás oxigênio do ar dos alvéolos para o sangue dos capilares. E o mesmo ocorre com o gás carbônico, porém, no sentido inverso.

marca como melhor resposta pfv

obs: deixei o restante nos coments

Perguntas interessantes