1. Explique como Franz Boas criticou a ideia de civilização das teorias evolucionistas?
2. Como definimos a cultura utilizando o senso comum e como a visão dos antropólogos veio modificar esse contexto?
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A antropologia evolucionista tinha como pressuposto teórico que a humanidade tinha uma única história, dividida em etapas: selvageria, barbárie e civilização. Todas as sociedades se encontrariam em um desses 3 estágios e poderiam ou não "progredir" até atingir a civilização, caso estivessem em estágios anteriores.
Antropólogos dessa corrente pensavam na mentalidade humana como algo uniforme, que obrigava as sociedades humanas a seguir um único caminho em seu desenvolvimento. Franz Boas negava essa uniformidade, afirmando uma multiplicidade de fatores mentais e externos para o desenvolvimento social.
Franz Boas sugeria o estudo das culturas individualmente, pensando elas como totalidades distintas entre si, sem tentar encaixar todas elas em generalizações antes de realizar esse estudo. Seria um método indutivo e histórico, onde as diferentes culturas seriam estudadas para que leis pudessem ser descobertas.
Assim, Boas também criticava a ideia de civilização da antropologia evolucionista, que pensavam nas sociedades europeias e dos EUA como civilizadas, e o resto como mais ou menos atrasado. Cultura era sinônimo de civilização, e Boas ajudou a estabelecer outro sentido para a palavra "cultura", onde cada sociedade possui uma cultura específica, que se constitui de uma multiplicidade de fatores integrados.
Pode-se dizer que nosso senso comum sobre o que é cultura ainda carrega diversos traços do pensamento da antropologia evolucionista, como a ideia de que cultura é sinônimo de civilização, que existem povos e sociedades mais atrasados, que existe um progresso até a civilização e um caminho único de desenvolvimento para toda a humanidade.
Boas contribuiu para que a antropologia rompesse gradualmente com esses preconceitos e ideias equivocadas. Atualmente, podemos ver outro conceito de cultura sendo usado na antropologia, de tal forma que não dividimos mais sociedades entre inferiores e superiores, bárbaras/selvagens e civilizadas. Hoje a antropologia nos mostra as diferentes culturas como diferentes alternativas, cada uma seguindo seu próprio caminho, não havendo uma cultura mais avançada ou melhor.
Antropólogos dessa corrente pensavam na mentalidade humana como algo uniforme, que obrigava as sociedades humanas a seguir um único caminho em seu desenvolvimento. Franz Boas negava essa uniformidade, afirmando uma multiplicidade de fatores mentais e externos para o desenvolvimento social.
Franz Boas sugeria o estudo das culturas individualmente, pensando elas como totalidades distintas entre si, sem tentar encaixar todas elas em generalizações antes de realizar esse estudo. Seria um método indutivo e histórico, onde as diferentes culturas seriam estudadas para que leis pudessem ser descobertas.
Assim, Boas também criticava a ideia de civilização da antropologia evolucionista, que pensavam nas sociedades europeias e dos EUA como civilizadas, e o resto como mais ou menos atrasado. Cultura era sinônimo de civilização, e Boas ajudou a estabelecer outro sentido para a palavra "cultura", onde cada sociedade possui uma cultura específica, que se constitui de uma multiplicidade de fatores integrados.
Pode-se dizer que nosso senso comum sobre o que é cultura ainda carrega diversos traços do pensamento da antropologia evolucionista, como a ideia de que cultura é sinônimo de civilização, que existem povos e sociedades mais atrasados, que existe um progresso até a civilização e um caminho único de desenvolvimento para toda a humanidade.
Boas contribuiu para que a antropologia rompesse gradualmente com esses preconceitos e ideias equivocadas. Atualmente, podemos ver outro conceito de cultura sendo usado na antropologia, de tal forma que não dividimos mais sociedades entre inferiores e superiores, bárbaras/selvagens e civilizadas. Hoje a antropologia nos mostra as diferentes culturas como diferentes alternativas, cada uma seguindo seu próprio caminho, não havendo uma cultura mais avançada ou melhor.
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