1. Explique como foi articulado o Golpe do Estado Novo.
2. Identifique as características políticas do Estado Novo.
3. Descreva a política econômica posta em prática pelo Presidente Vargas.
4. Caracterize a política trabalhista do Governo Vargas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, Vargas instituiu o Estado Novo em um pronunciamento em rede de rádio, no qual lançou um Manifesto à nação, no qual dizia que o regime tinha como objetivo "reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país".
2)Período do governo Vargas, de 1937 a 1945, marcado pelo autoritarismo, censura, nacionalismo e falta de democracia. O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.
3) Do ponto de vista político, a construção de um regime ditatorial era tida como a mais perfeita oportunidade para que os setores de esquerda fossem desmobilizados. Através da ação das forças militares, os comunistas seriam perseguidos e o potencial combativo das classes trabalhadoras, controlado. Ao mesmo tempo, acreditava-se que, sob o comando de Vargas, o Estado assumiria uma ampla participação na economia ao empreender o desenvolvimento da indústria de base.
4) Vargas era populista. Logo, criou leis trabalhistas, o Ministério do Trabalho e a CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas. Daí ele firmava os direitos de 8 horas, salário mínimo, férias remuneradas e afins. Também deu maior liberdade aos sindicatos, mas isso não valeu no Estado Novo.
Explicação:
Espero ter ajudado:)