1- Explique como a revolta liberal do Porto e a volta de Dom João VI para Portugal contribuíram para a o processo de ruptura entre Brasil e Portugal.
2- Explique em que consistia o poder moderador atribuído ao Imperador dom Pedro I na constituição de 1824.
3- Quais destas leis NÃO teve o objetivo de abolir a escravidão?
5 pontos
a- Lei de terras
b- Lei Aurea
c- Lei do ventre livre
d- Lei Eusébio de Queiros
4- Explique o que foi o período regencial:
5- Qual destes conflitos NÃO ocorreu durante o período regencial?
5 pontos
Revolução Farroupilha
Balaiada
Guerra do Paraguai
Sabinada
Cabanagem
6- Explique como ocorreu o processo de abolição da escravidão no Brasil e qual foi a solução encontrada para substituir a mão de obra escrava.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Em 1820, Portugal se encontrava em uma situação bastante complicada. Do ponto de vista político, o país estava sob a supervisão de autoridades inglesas que lutaram contra as invasões promovidas pelos exércitos de Napoleão Bonaparte.
2)Constituição (1824), art. 151 e 163). A Constituição, ao estabelecer o Poder Moderador conferiu ao imperador um importante instrumento que lhe permitia intervir em caso de conflitos interinstitucionais, assegurando sua preponderância sobre os demais poderes.
3) c
4)Período Regencial foi o intervalo de nove anos entre o fim do Primeiro Império, comandado por D. Pedro I, e o início do Segundo Império, com subida ao trono de D. Pedro II. O Primeiro Império teve fim em 7 de abril de 1831, quando D.
5)Guerra do Paraguai
6)Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel sancionou a Lei Áurea que aboliu oficialmente o trabalho escravo no Brasil. O fim da escravidão foi o resultado das transformações econômicas e sociais que começaram a ocorrer a partir da segunda metade do século 19 e que culminaram com a crise do Segundo Reinado e a consequente derrocada do regime monárquico.