1- Explique com suas palavras porque o Egito foi considerado uma dádiva do Nilo.
2 - Como podemos dividir a história política do Antigo Egito?
3 - Explique a importância da religião para a antiga sociedade egípcia
4 - Como estava dividida a sociedade egípcia? Quem fazia parte e qual sua função.
5 - O faraó era sem duvida a figura mais importante do antigo Egito. Explique de onde
vinha este poder e quais suas principais atribuições
6 - O termo mesopotâmia significa terra entre rios. De quis rios e região atual estamos
falando ao nos referirmos a esta civilização?.
7 - Identifique os principais povos que formaram a antiga civilização mesopotâmica e
qual seu principal legado para a humanidade.
8 - Olho por olho, dente por dente. Explique como funcionava o dodigo escrito por
Hamurabi. (ajuda pfvr)
Soluções para a tarefa
1)O Egito é considerado uma dádiva do Rio Nilo, pois uma vez por ano o Rio Nilo transbordava e molhava as terras. As terras do Egito eram férteis e, consequentemente, possibilitava a agricultura de uma grande forma. Os egípcios utilizavam o Rio Nilo pra pescar e também retiravam a água dele para ser consumida.
2)Períodos da História Egípcia. A história do Egito divide-se em três fases: o Antigo Império; Médio Império e o Novo Império. Ao longo desses três períodos, o Egito atingiu o apogeu. ... Durante o Antigo Império, o faraó conquistou amplos poderes
3) A antiga religião egípcia consistia nas crenças e nas práticas que eram realizadas pelos egípcios no Egito Antigo. A crença religiosa dos egípcios era de extrema relevância e influenciava consideravelmente a vida das pessoas. Por serem politeístas, os antigos egípcios acreditavam em vários deuses.
4)A sociedade egípcia era dividida em 7 níveis, que, de cima para baixo, eram: o faraó, a nobreza, os escribas, os soldados, os artesãos, camponeses e escravos. O faraó era o sumo-sacerdote e detinha todo o poder político, sendo o comandante dos exércitos e o “centro” da sociedade egípcia
5)o faraó tinha fundamental importância dentro do sistema de crenças do povo egípcio. Segundo a religião egípcia, o faraó era considerado a encarnação do deus Hórus, divindade de grande importância que era considerada filha do Sol. Para a população, a felicidade do monarca era de fundamental importância para que as colheitas tivessem bom desempenho e que nenhuma calamidade atingisse a população.
Com isso, ao notarmos que o faraó assumia funções de caráter político e religioso chegamos à conclusão de que a sociedade egípcia era politicamente controlada por uma teocracia. Esse termo é usualmente empregado a toda aquela forma de governo onde o os líderes políticos convergem funções decisórias e, ao mesmo tempo, religiosas no interior de uma sociedade. Em outras civilizações podemos ver que a teocracia assumiu outras características daquela adotada no Antigo Egito.
6)As civilizações mesopotâmicas, como o próprio nome indica, desenvolveram-se na região conhecida como Mesopotâmia, que compreende o atual Iraque no Oriente Médio. O nome mesopotâmia significa “região entre rios”, ou “terra entre rios”, isso porque se trata de uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates.
7)A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus...... A astronomia era a ciência mais famosa entre os mesopotâmicos, pois eles tinham uma crença de que os astros decidiam o destino dos homens.
8)O Código de Hamurábi agrupava uma série de leis tradicionais da Mesopotâmia sobre o lema da Lei de Talião: “olho por olho, dente por dente”. Assim, de acordo com esse código, todo aquele que cometesse algum delito teria uma punição proporcional e equivalente ao dano que tivesse causado.