1. Explique as principais diferenças entre os transportes pela membrana plasmática ativo e
passivo.
2. Quais são a funções do glicocálix na célula?
3. Descreva o processo biológico conhecido como osmose.
4. Explique a interação entre o retículo endoplasmático rugoso e o complexo de golgi.
5. Quais são as funções do núcleo celular e em que partes ele está dividido?
6. De que forma o nucléolo atua no núcleo celular?
7. O que é cariótipo?
8. Quais são as funções da divisão celular conhecida como mitose.
9. Cite três diferenças entra as divisões celulares mitose e meiose.
10. Quais são os principais acontecimentos da etapas da interfase?
Soluções para a tarefa
1) No transporte passivo existe três tipos: a difusão simples, facilitada e osmose. na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade; na facilitada há uma proteína da membrana que atua como um carreador; e na osmose o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Já no transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas.
2) Elas se reconhecem entre células e tem adesão celular, que permitem que as células unam-se umas às outras e também a outras moléculas. Dentre as glicoproteínas presentes no glicocálice que ajudam na união das células, destacam-se a fibronectina, vinculina e laminina.
3) Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado. A água também pode atravessar a membrana pela presença de canais denominados de aquaporinas.
4) O complexo de Golgi recebe e processa proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. A maioria dessas proteínas formadas no RER pelos ribossomos aderidos a sua membrana externa são incorporadas por carboidratos dentro do retículo formando glicoproteínas.
5) O núcleo celular é a região da célula onde ocorre o controle de todas as atividades celulares. Convencionalmente dividimos a célula em três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Além dessas funções, é no núcleo que ocorrem a síntese e o processamento dos diferentes tipos de RNA.
6) O nucléolo é uma das mais importantes organelas presentes no núcleo das células eucariontes. Portanto, a função mais importante dessas estruturas é auxiliar na produção de RNA. Além disso, ele armazena esse material e coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.
7) Cariótipo é o nome dado ao conjunto de cromossomos de uma dada espécie e apresenta forma, tamanho e número característicos. A morfologia desses cromossomos é constante para a espécie, entretanto o número pode variar em casos de alterações cromossômicas.
8) A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
9)
Mitose: duas células-filhas são produzidas; ocorre uma divisão celular; ocorre em células somáticas.
Meiose: quatro células-filhas são produzidas; ocorrem duas divisões celulares; ocorrem em células germinativas.
10) Nesse período, verifica-se também uma produção ativa de moléculas de RNA, que serão utilizadas para a síntese de proteínas, a duplicação das moléculas de DNA e o crescimento da célula. A interfase, maior fase do ciclo celular, é dividida em três etapas básicas: G1, S e G2.