1- explique as causas Que levaram a independência da América espanhola
(10 linhas)
2-explique as causas Que levaram a independência do Brasil
(8 linhas)
Soluções para a tarefa
Resposta:
•2)As principais causas que geraram o processo de Independência do Brasil. A Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822, foi um dos mais importantes fatos históricos da História do Brasil. ... Pedro I, tirou o Brasil da situação de colônia portuguesa, possibilitando sua independência política e econômica
Resposta:
Explicação:Então, a independência da América Latina, politicamente, teve distinções, porém, todas passaram pelo mesmo processo histórico, de fragmentação colonial. As independências latinas foram obtidas através do enfraquecimento metropolitano espanhol, cuja coroa havia sido tomada, mesmo que temporariamente, pelo Governo Bonaparte, também atuante em ex-colônias britânicas. Napoleão Bonaparte, em 1807, utilizou da mesma estratégia que fez em Austerlitz, ou seja, avançar o mais rápido possível para os centros litorâneos e metropolitanos visando o desabastecimento, ou a desmoralização, dos inimigos: Madri caiu assim, e com isso, os crioulos que se estabeleciam no Paraguai, na Venezuela, no Chile ou na Colômbia viram um pretexto para avançar social e economicamente sobre as esferas recém-criadas das colônias. Sim, os crioulos, detentores de riquezas nativos da América tomaram os lugares do seus país e continuaram ricos até o final do século 19, sendo Solano Lopez um exemplo claro e definido disso. Como a coroa espanhola não tinha mais aquele ímpeto sanguinário sobre suas colônias, elas foram se separando e a sociedade moderna desses países foram criando novos conceitos e imagens políticas, umas que prezavam pelo republicanismo, outras que buscavam a monarquia, como o Imperador Maximiliano do México.
Respondendo a segunda questão, devido ao avanço econômico e geopolítico no Brasil, o Reino de Portugal já pensava em fragmentar os setores políticos internos e centralizar o poder no Rio de Janeiro.
Um dos motivos para a independência brasileira pode ter sido a simpatia monárquica de Dom Pedro I, ou Dom João VI, pela sociedade brasiliense, visto que a riqueza e a importância geopolítica da administração do Brasil era mais densa do que a própria Lusitânia, não mais beneficiada pelo pacto colonial, abolido em 1808 para facilitar a expansão e o desenvolvimento financeiro da economia, isolada momentaneamente de Portugal.