1- Explique a rivalidade entre nacionalistas e liberais durante o 2º governo Vargas.
2- Descreva o atentado da Rua Tonelero.
3- O que levou Vargas ao suicídio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-O debate era sobre o petróleo.
2-O Atentado da rua Tonelero foi uma ação violenta, com viés político, que visou o assassinato do jornalista e político Carlos Lacerda, na madrugada do dia 5 de agosto de 1954, em frente à sua residência, no número 180 da rua Tonelero, em Copacabana, Rio de Janeiro, que culminou na morte do major-aviador Rubens Florentino Vaz e no ferimento do guarda municipal Sálvio Romeiro
3- A pressao que ele sofria da imprensa,do povo. Enfim de todos os lados o levaram a achar não ter saida e cometer suicidio.
Explicação:
1- Os nacionalistas, liderado por vargas, defendiam que a exploração do petroleio deviam ser feitos pela industria brasileira. Já os liberais, encabeçados pela UDN, eram favoráveis a que fossem feito esses petróleo por empresas estrangeiras. Para defender o seu lado, os nacionalistas, como disse, liderado por vargas, criaram a campanha O PETRÓLEO é nosso. Por fim. a vitoria foi dos nacionalistas.
2-Ganhou importância histórica por se constituir o marco da derrocada do presidente da República Getúlio Vargas, levando-o ao suicídio, dezenove dias depois.