História, perguntado por Grecye, 1 ano atrás

1)explique a religião do império bizantino.

2)quais eram os sacramentos seguidos pela igreja ortodoxa?

3)o que foi a questão Iconoclasta?

Soluções para a tarefa

Respondido por rayssamoraesNT
3
1)O Império Bizantino teve uma história religiosa agitada, onde as disputas doutrinárias casualmente atingiam o extremo da guerra civil. Justiniano protegia de forma indomável a ortodoxia cristã, impugnando fortemente as duas heresias que lhe apresentavam contemporaneidade: o Arianismo (Ocidente) e o Monofisismo (Oriente). Inclusive, o Monofisismo era apoiado pela imperatriz Teodora. 
No século VIII houve o movimento iconoclasta que condenava o culto às imagens, que foi idealizado pelo imperador Leão III, que também decretou a destruição das imagens. Em 1054 a situação religiosa se agravou quando o patriarca de Constantinopla se recusou a prosseguir a sua obediência à autoridade papal, um rompimento que ficou conhecido como Cisma do Oriente que originou a igreja católica Ortodoxa, cujos princípios eram praticamente os mesmos da Igreja Católica Romana, apenas com diferenças nos rituais e na organização eclesiástica.

2) A Igreja Ortodoxa costumeiramente fala de sete sacramentos, basicamente os mesmo sete da teologia Católico-Romana:

1-Batismo

2-Crisma (Equivalente a Confirmação no Ocidente)

3-Eucaristia

4-Arrependimento ou Confissão

5-Santas Ordens

6- Sagrado Matrimônio

7-Unção dos Enfermos (Correspondente à Extrema Unção na Igreja Católica Romana)

3) Foi um movimento político-religioso contra a veneração de ícones  e imagens religiosas no Império Bizantino, que começou no início do século VIII e perdurou até ao século IX.  Os iconoclastas acreditavam que as imagens sacras seriam ídolos, e a veneração e o culto de ícones, por conseqüência,Idolatria




Perguntas interessantes