História, perguntado por netafonseca, 5 meses atrás

1 - Explique a relação entre a União Ibérica e a Revolta de Beckman.

2 - Por que paulistas e emboabas entraram em conflito na Guerra dos Emboabas?

3 - A guerra dos mascates envolveu um conflito entre duas cidades de Pernambuco. Identifique quais eram essas cidades e porque elas estavam em conflito.

4 - A Revolta de Felipe dos Santos ocorreu devido a uma insatisfação com a coroa portuguesa. Explique qual era essa insatisfação.

5 - As revoltas citadas no texto têm diversas conexões. Estabeleça uma conexão entre pelo menos duas das quatros revoltas.


ME AJUDEM POR FAVOOOOOOOOOOOOOOOR!!!!​


estevaoreginaldo2: oi
ffa53025: Oi
rosasantosanaclara4: Oiiiiiiiiiiiiii. Ajudaaaaaa
beatrizmorais3252: oi
ernilenesilva: tudo bem com vc
army376: hi pissuar
anna9073792: oi
souzaoliveiramercia: Oiiiiiiiiiii oq vc ta precizando

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliafransantos
105

1) A relação entre a Revolta dos Beckmam e a União Ibérica está ligada ao fato de que os comerciantes locais foram proibidos de comercializar seus produtos, pois o comércio só poderia ser feito com exclusividade pela Companhia de Comércio do Maranhão. Esta companhia havia sido criada após a União Ibérica, período em que os tronos português e espanhol pertenciam ao mesmo rei.  

2) Paulistas e emboabas entraram em conflitos porque com a descoberta do ouro, feita pelos paulistas, muitos estrangeiros vieram para a região em busca de riquezas e os paulistas se sentiam no direito de explorar o ouro com exclusividade. Mas a Coroa portuguesa não concedeu este benefício a eles, o que levou a confrontos na região.    

3)   As duas cidades em conflito eram Olinda e Recife. Elas estavam em conflito porque havia rivalidade entre os fazendeiros de Olinda e comerciantes Recife. Os comerciantes de Recife passavam por um período de prosperidade econômica e desejavam elevar a cidade de Recife a condição de vila.  

Enquanto isso, os Senhores de Engenho de Olinda sofriam com a decadência do açúcar e com a perda do seu prestígio político e caso houvesse a elevação de Recife à condição de vila, perderiam também os impostos pagos pela população de Recife, o que levoou ao conflito.  

4) A Revolta de Felipe dos Santos ocorreu devido a insatisfação com a cobrança do “Quinto”, um imposto que deveria ser cobrado diretamente nas Casas de Fundição, que foram instituídas para evitar o contrabando de ouro.  

5) Ocorre conexão entre a Guerra dos Emboabas (1707) e a Revolta de Felipe dos Santos (1720), pois ambas ocorreram em Minas Gerais por diferentes questões ligadas ao ouro.

Estas revoltas, ocorridas no período em que o Brasil era uma colônia portuguesa, são chamadas “Revoltas Nativistas”. Elas criticavam a administração portuguesa, como os abusos de impostos, os abusos de autoridade por parte da Metrópole, ao exclusivismo comercial, ao rigor na cobrança de impostos e aos privilégios que os portugueses possuíam em relação aos colonos para a realização de comércio, sem que houvesse a separação de Portugal.    

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/11226330

Anexos:

pedro2021souza353: nao
pedro2021souza353: oq
yasmim9639011: aiai
yasmim9639011: ela so fas respostas grande
yasmim9639011: mas completa e certa :)
yasmim9639011: mó paz
lucasalvesvieira1011: só resumo
Respondido por eduardospagnolo
0

No período do Brasil Colônia houve diversas revoltas coloniais, veja a seguir:

1- A relação entre a União Ibérica e a Revolta de Beckman se dá sobre o autoritarismo e descaso do rei da união entre Portugal e Espanha, Felipe II, em relação aos interesses dos proprietários de terras coloniais.

2- Os paulistas e os emboabas entraram em conflito pela disputa da riqueza mineral na região das Minas Gerais.

3- A Guerra Dos Mascates envolveu uma disputa entre comerciantes de duas cidades de Pernambuco:

  • Olinda
  • Recife

4- A Revolta de Felipe dos Santos ocorreu devido a insatisfação da instalação das casas de fundição na Vila Rica e suas altas cobranças de impostos em relação à mineração.

5- A Revolta de Beckman e a Revolta de Filipe dos Santos apresentavam um grande descontentamento com a coroa em relação às suas colônias.

Análise das Questões Sobre Revoltas Coloniais

1- Os irmãos Beckman se revoltaram que a coroa (representada pela Companhia de Comércio) não estava fornecendo a quantidade de escravos necessários para os engenhos então eles começaram a explorar a mão de obra indígena, o que revoltou os jesuítas.

2- Os paulistas ao descobrirem ouro nas regiões de Minas Gerais reivindicaram seu direito de explorar a região. Houve um conflito que teve a desistência dos paulistas em troca da anistia prometida, porém não fora cumprida e os mineiros executaram 300 paulistas, o que gerou a perpetuação da Guerra.


3- A Guerra dos Mascates foi uma disputa entre os grandes proprietários de terras de Olinda e os pequenos comerciantes de Recife. Por conta da decadência da econômica de Olinda, os comerciantes de Recife iniciaram um processo de independência política em relação de Olinda.


4- As casas de fundição foram uma estratégia de frear o contrabando de ouro, aumentando os impostos no mineral. Porém isso não agradou os revoltosos que invadiram a Vila Rica, reivindicando o fim dessas casas.

A revolta foi fortemente reprimida e Filipe Dos Santos foi preso e executado pelos soldados imperiais como exemplo para desistimular outras revoltas.

5- A Revolta de Beckman e a Revolta de Filipe dos Santos são duas revoltas que tem suas bases na isatisfação de como a coroa estava controlando a colônia, onde só possuiam fins lucrativos com má administração e descaso com os colonos.  


Saiba mais sobre "Revoltas Coloniais" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/32283208


#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes