Português, perguntado por laurabaker7447, 1 ano atrás

1. Explique a relação do eu-poético com a religião. Como essa relação reafirma as características do movimento? 2. Identifique as figuras de linguagem presentes no poema e relacione-as ao Barroco. 3. Há predomínio do cultismo ou conceptismo no poema? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por JMuniz
0

1. Explique a relação do eu-poético com a religião. Como essa relação reafirma as características do movimento?

Há uma preocupação religiosa do escritor com o tema da salvação espiritual do homem. Neste soneto, o poeta ajoelha-se diante de Deus, com um forte sentimento de culpa por haver pecado, e promete redimir. Apesar dos seus pecados, ele acredita que alcançará o perdão de Deus. Uma das características marcantes do Barroco, é o tema da angústia espiritual. O conceptismo, entre o amor de Deus e o seu pecar, ou seja, Deus tem um amor infinito, e o seu pecado é apenas finito. E na última estrofe ele espera ser salvo, pois confia, apesar de ter pecado, que Deus é misericordioso vai atender seu pedido.

2. Identifique as figuras de linguagem presentes no poema e relacione-as ao Barroco.

Podemos observar que o soneto é dividido em dois quartetos e dois tercetos. E o mesmo teve cuidadosa elaboração da linguagem, angústia espiritual, tensão entre a consciência do pecado e o desejo da salvação. Essas são algumas das características principais da literatura barroca que podemos reconhecer neste texto de Gregório de Matos.

3. Há predomínio do cultismo ou conceptismo no poema? Explique.

Sim há predomínio tanto do cultismo quanto do conceptismo. Gregório de Matos fazia muito uso desses dois estilos em sua escrita. O cultismo é fazer uma descrição da vida e do mundo por meio de sensações, como se estivessem envolvidos em uma espécie de delírio. O conhecimento pressupunha uma análise cuidadosa do objeto, a fim de conhecer sua essência, chegar aos conceitos que o definem. Seus argumentos se centram na Razão, na inteligência, e pretendem convencer pelo raciocínio, sem prejuízo dos sentidos.

Perguntas interessantes