Geografia, perguntado por aprendiznovato10, 1 ano atrás

1) Explique
A) Por que o setor primário deixou de ser o setor o que mais empregou no Brasil?
B) Por que o Brasil é considerado um pais de Industrialização Tardio?
C) O que é Industria?
D) Cite 8 empregos de setor Terciário
E) Como o êxodo rural está relacionado ao crescimento do setor terciário?
F) O que é Infraestrutura?
G) Porque o cultivo do café ajudou na industrialização?


Pfv me ajudem preciso da resposta hoje!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por Theymus
1

1) Me desculpa mas não sei essa :)

B) Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

De acordo com os fatos históricos, podemos notar que o Brasil veio se industrializar após o final da Segunda Revolução Industrial, na década de 1930.

Por este evento histórico, o país é considerado como sendo uma nação de industrialização tardia. Em resumo, o Brasil depende da tecnologia de outros países para se desenvolver.

C) Indústria é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia

D) - Turismo;

- Serviços bancários;

- Restaurantes;

- Hospitais;

- Serviços de consultoria;

- Corretagem de imóveis;

- Serviços públicos.

E) O êxodo rural no Brasil ocorreu, de forma mais intensa, em apenas duas décadas: entre 1960 e 1980, mantendo patamares relativamente elevados nas décadas seguintes e perdendo força total na entrada dos anos 2000. Segundo estudos publicados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o êxodo rural, nas duas primeiras décadas citadas, contribuiu com quase 20% de toda a urbanização do país, passando para 3,5% entre os anos 2000 e 2010

F) A expressão infraestrutura urbana designa os serviços ou obras públicas que fazem parte de um ambiente urbano, como por exemplo: rede de energia elétrica, rede de saneamento básico, rede de gás, edifícios utilizados para fins públicos, etc.

No âmbito da Sociologia, Karl Marx descreveu as infraestruturas como os fenômenos econômicos que suportam qualquer sociedade. Além disso, as infraestruturas também são a base das superestruturas, que podem ser instituições ou estruturas relacionadas com a filosofia, religião, o direito, etc.

Além disso, a palavra infraestrutura pode indicar os elementos centrais e fundamentais de alguma doutrina, partido político, filosofia, etc.

G) A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos. O estado de São Paulo capitaneava a produção de café neste período e também determinava as diretrizes do cenário político da época. Da economia cafeeira, resultam três processos que se complementam: a imigração intensiva de estrangeiros para o Brasil, a urbanização e a industrialização.

-Espero ter Ajudado de alguma forma.

Perguntas interessantes