Biologia, perguntado por AnneGabriellaChalub, 8 meses atrás

1- Explique a osmose.
R:
2- O que é transporte passivo?
R:
3- Qual o modelo atual de arranjo molecular.
R:
4- Quais os principais lipidios constituinte das membrana plasmatica? Fale sobre eles.
R:
5- Fale sobre o microscopio eletronico de transmição e o de varredura.
R:
6- Quais as funções da membrana plasmatica?
R:
7- Quais as expecializações da membrana plasmatica?
R:
8- Fale sobre as proteinas presentes na membrana plasmatica.
R:
9- O que é transporte ativo?
R:
10- Fale sobre associação dos carboidratos com os lipideos e proteinas na membrana plasmatica, fale sobre o glicocálice.
R:
11- Quais as estruturas que compoem as junçoes celulares? Explique cada uma.
R:
12- Quais os tipoas de transporte ativo e passivo? Explique cada um.
R:
13- As celulas desenvolveram a endocitose e a exocitose, processo de transporte de moleculas que envolvem gasto energertico. Fale sobre a endocitose (fagocitose e pinocitose) e a exocitose.
R:
14- Explique a bomba de potacio.
R:
15- O que são microvilosidades?
R:

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaryamassaki
1

Resposta:

Explicação: 1- Osmose é um processo de difusão da água através de uma membrana semipermeável e ocorre da solução menos concentrada para a mais concentrada.

2-O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada.

3-Teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência

4-Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas.

Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato. Membranas biológicas normalmente envolvem duas camadas de fosfolipídios com suas caudas apontando para dentro, uma estrutura chamada de camada dupla de fosfolipídio.

O colesterol, outro lipídio composto por quatro anéis de carbono interligados, é encontrado ao lado dos fosfolipídios no núcleo da membrana

5-O microscópio eletrônico possui dois tipos de transmissão e de varredura, a diferença entre os dois é que o de transmissão serve para estudar as estruturas cortadas em fatias muito finas, em contrapartida, os microscópios de varredura são utilizados para analisar a superfície do corpo de seres vivos, de células e de moléculas.

6-Protege a célula contra a ação de diversos agentes; Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.

7-As principais especializações da membrana plasmática são os desmossomos, plasmodesmos, hemidesmossomos, interdigitações, microvilosidades e as zônulas oclusivas.

8-As proteínas da membrana plasmática exercem grandes variedades de funções: atuam preferencialmente nos mecanismos de transporte, organizando verdadeiros túneis que permitem a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula, funcionam como receptores de membrana, encarregadas de receber sinais de substâncias que levam alguma mensagem para a célula, favorecem a adesão de células adjacentes em um tecido, servem como ponto de ancoragem para o citoesqueleto.

9-O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de moléculas através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP.

10-o glicocálice é uma região à parte da membrana, porém o mais correto é considerar essa porção como uma extensão dessa importante estrutura. Ele varia muito de célula para célula e forma uma espécie de emaranhado, uma vez que os glicídios que formam as glicoproteínas, glicolipídios e proteoglicanos entrelaçam-se e formam uma espécie de camada protetora.

11-Quando observamos as células animais, verificamos três principais tipos de junções intercelulares: junções aderentes, desmossomos e junções comunicantes. Essas estruturas estão relacionadas com várias funções, como a ancoragem e a troca de informação.

12- Transporte passivo

Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.

Difusão simples

Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. Dizemos, nesse caso, que ocorre um movimento de substâncias a favor do gradiente de concentração. O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma.

Osmose

A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move.

Difusão facilitada

A difusão facilitada é aquela em que há uma proteína da membrana que atua como um carreador.

→ Transporte ativo

O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas.

13-Endocitose: é o processo de entrada de partículas na célula por meio de vesículas chamadas endossomos.

14-Bomba de sódio e potássio é uma proteína da membrana plasmática que utiliza energia ATP - Trifosfafo Adenosina transformando em ADP – Difosfato de Adenosina para levar íons de sódio (NA+) e potássio (K+) para o meio intracelular e extracelular, consecutivamente.

15-Os microvilos são prolongamentos digitiformes da superfície (membrana plasmática) de células, os quais ampliam a área disponível para a absorção, além de nutri-las. São frequentes no epitélio intestinal e em outros tecidos.

Perguntas interessantes