1-Explique a influência do clima sobre a vegetação.
2-Quais são os tipos de vegetação predominantes do Brasil?
3-Qual é a principal Floresta Tropical do Brasil e quais são as causas de sua devastação?
5-Qual é a importância da vegetação dos mangues, encontrada nos litorais?
6-Qual é a vegetação predominante do nosso estado? Qual a importância econômica dessa
vegetação?
7- Onde se localiza no Brasil a Mata Atlântica? Cite alguns exemplos de espécies de árvores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- A influência da vegetação no clima significa entender a importância das florestas na manutenção do equilíbrio ambiental. A remoção da cobertura vegetal pode causar mudanças diretas no clima, que, por sua vez, podem alterar a presença de árvores em outros locais, em um efeito de domínio real.
- Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
- A principal floresta tropical brasileiro é a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, como consequência, o desmatamento provoca diversos fatores negativos, entre eles alterações climáticas, perda da biodiversidade e até a desertificação, como vem ocorrendo com o sertão nordestino. Seus efeitos são duradouros e altamente destrutivos sobre as espécies vegetais e animais, e implica diretamente no aquecimento global.
- Não tem.
- Em termos de dinâmica dos solos, a vegetação de mangal serve para fixar os solos, evitando a erosão e, ao mesmo tempo, estabilizando a linha de costa. As raízes dos manguezais atuam como filtros para reter sedimentos. Estudos recentes mostraram que os manguezais armazenam mais dióxido de carbono do que a maioria das outras florestas. Além disso, essa vegetação também desempenha importantes funções ecológicas, como ciclagem de nutrientes, regime hidrológico, redução das marés altas e prevenção da erosão do solo.
- (Vai depender de que estado você é).
- A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. Seus processos ecológicos evoluíram a partir do Eoceno, quando os continentes já estavam relativamente dispostos como estão hoje.
- espécies de árvores.
- Árvore andá-assu: óleo medicinal (Presente na floresta da encosta atlântica, a árvore conhecida como andá-assu (Joannesia princeps) desempenha um papel importante na alimentação da fauna, com frutos grandes e pesados. As sementes produzem óleo, que pode ser usado para fins medicinais e industriais, em substituição ao óleo de linhaça.)
- Frutos apreciados por morcegos: A árvore, de nome popular alecrim (Holocalyx balansae), produz frutos apreciados por morcegos, muito embora seus ramos e folhas sejam tóxicos. Ocorre de São Paulo ao Rio Grande do Sul.
- Árvore goiaba-serrana: copa verde-azulada : presente nas formações abertas de altitude (campos e matas de pinhais), do Paraná até o Rio Grande do Sul, apresenta frutos comestíveis, muito apreciados pelas populações do sul e por várias espécies de animais. A elegância de sua copa verde-azulada juntamente com a beleza de suas flores, produzidas de setembro a novembro, tornam-na particularmente apropriada para plantios em áreas degradadas.
- Coqueiro é muito cultivado : O coqueiro (Cocos nucifera), cuja verdadeira origem é discutível, parece ser nativo da costa atlântica do Brasil, desde o Pará até São Paulo, principalmente do Rio Grande do Norte até a Bahia. Seus frutos são consumidos de várias formas em todo o país e no mundo, sendo a água proveniente do coco verde e a amêndoa, do coco maduro, esta última industrializada para obtenção de gordura, manteiga e coco ralado; coco é muito cultivado em todo o país, mas necessita de ambientes mais salinos para se desenvolver melhor