1-Explique a importância dos mapas e por que existem distorções inevitáveis nas projeções cartográficas.
2-Explique as diferenças entre as projeções cartográficas de Peters e Mercator.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1
Ao criarem mapas, os cartógrafos têm de enfrentar o desafio de representar a Terra, que é esférica, em uma superfície plana. Para se ter uma idéia da dificuldade de fazer essa transposição – que está sujeita a várias distorções -, no decorrer dos anos surgiram mais de 200 tipos de projeções cartográficas. As três projeções mais conhecidas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal.
Projeção cilíndrica
Esta representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado. Ao ser desenrolado, apresentará sobre uma superfície plana todas as informações que para ele foram transferidas. Esse tipo de projeção representa com menos distorções as baixas latitudes.
Nem todas as projeções cilíndricas são iguais. A projeção cilíndrica conforme conserva a forma dos continentes, direções e ângulos, mas altera a proporção das superfícies, como é o caso da primeira projeção
2geoprofessora.blogspot.com
As duas projeções são cilíndricas , porém a Projeção de Mercator prioriza as formas dos territórios e mostra uma visão eurocêntrica , enquanto a Projeção de Peters prioriza as áreas dos territórios e destaca os países do Hemisfério Sul.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás