1_ Explique a evolução da teoria das placas tectônicas.
2_ Quais são os tipos de limites das placas tectônicas?
3_ Qual a relação da estrutura interna da terra com o movimento das placas tectônicas?
4_ Diferencie minerais, minérios e rochas.
Soluções para a tarefa
1_ de acordo com a teoria das placas tectônicas, todas as terras estiveram unidas em um só continente, denominado pangeia, que veio a se separar ao longo do tempo. a descoberta de rochas e fósseis comuns a diferentes continentes ajudou a consolidar a teoria. Com a descoberta da dorsal mesoatlântica e o advento dos equipamentos de sondagem remota, a teoria ganhou ainda mais força.
2_ Limites divergentes: as placas tectônicas afastam-se umas das outras propiciando uma atividade magmática que forma uma nova crosta oceânica. limites convergentes: as placas colidem, a mais densa "mergulha" sobre a menos densa gerando uma área com intenso processo de fusão parcial da calça que mergulhou.
3_ Logo abaixo da litosfera encontra-se a astenosfera, onde ocorrem movimentos que arrastam a litosfera, provocando sua ruptura em placas vírgulas chamadas de tectônicas.
4_ Minerais são substâncias que ocorrência natural, sólidas, cristalinas, geralmente inorgânicas, com a composição química específica. Minério é a designação que se dá a um mineral economicamente rentável e explorado comercialmente. Rochas são agregados de minerais.